Indique a um amigo

Revolução Russa é tema de palestra ministrada para acadêmicos de Direito e Filosofia

06/10/2017 - 03:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nesta quinta-feira (5), acadêmicos de Direito e Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma palestra sobre a Revolução Russa, que completa 100 anos neste mês. O conteúdo foi ministrado pelo professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), Dr. Paulo César Nascimento.

Na data, o especialista traçou um panorama geral sobre o tema e apontou pontos importantes que geralmente são poucos destacados pela história, como a problemática do partido Bolchevique, protagonista da época, e a Primeira Revolução de Fevereiro, que antecedeu a principal.

Além disso, Paulo também resgatou situações da época ainda muito atuais, uma delas é a identidade nacional russa. Segundo o professor, havia uma ambiguidade: ser um país oriental ou ocidental? Isso influenciou o curso posterior da revolução e é presente até hoje, já que de acordo com o especialista, o país tem uma tendência a se considerar ocidental, mas algumas vezes busca raízes ignorando esses valores.

Ainda durante a palestra, Dr. Paulo pontuou a relevância da Revolução Russa para os acadêmicos. “É muito importante para esses dois cursos revisarem sobre esse assunto. O curso de Direito porque um dos problemas da Revolução Russa foi justamente não estabelecer uma ordem jurídica para equilibrar os poderes, então é uma experiência negativa, mas muito importante. E para Filosofia, é claro, porque é uma questão de debate de ideias pelo marxismo que foi adotado na Rússia naquela época”, explicou. 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

 

Notícias




13/07/2018 - 07:00 - Vestibular

Resultado do Vestibular Agendado UCDB 2018 é divulgado hoje pela Católica

Aprovados podem fazer a matrícula por meio da Central de Atendimento no bloco Administrativo