Reunião do Crie-MS debate programa de estágio e evento internacional

11/12/2019 - 9:30 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Integrantes do Crie-MS

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Na última reunião do ano do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), realizada na tarde de ontem (10), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foram debatidos dois temas: um programa de estágio oferecido pelo Governo do Estado e a parceria para realização do  VI Congresso Internacional  de Dialetologia e Sociolinguística (VI Cids).

Participaram da reunião o anfitrião, Pe. Ricardo Carlos, Reitor da UCDB, o presidente do Crie, Marcelo Turine (UFMS), o vice-presidente, Taner Douglas Alves Bitencourt (Uniderp), além de Celi Corrêa Neres (vice-reitora da UEMS), Luciano Geisenhoff (vice-reitor da UFGD), Elaine Cassiano (reitora do IFMS) e Luiz Simão Staszczak (ex-reitor do IFMS).

O superintendente  de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo (Segov), Thaner Castro Nogueira apresentou projeto para abertura de edital para acadêmicos que desejam aprender sobre gestão pública e governo. Cada instituição integrante do Crie indicará um representante que ajudará a construir as diretrizes do programa.

As professoras Aparecida Negri Isquerdo e Daniela da Silva Souza Costa apresentaram aos reitores o VI Cids, que acontece de 13 a 16 de outubro de 2020, na UFMS, em Campo Grande. O evento deve reunir especialistas de vários países, que discutirão o tema “Variação linguística: contatos interculturais, pesquisa e ensino”.

Integrantes do conselho definiram o calendário de reuniões para 2020 e discutiram possíveis nomes para a integrarem a nova presidência do Crie — o atual mandato de Turine encerra-se em março.

Balanço

O professor Simão Staszczak deixou a reitoria do IFMS e se despediu do grupo: “Obrigada a todos os colegas, com quem construímos uma história, preparando um terreno lá atrás, quando todos concordávamos que os reitores precisavam conversar mais. Esse apelo é muito mais nas grandes questões que norteiam nossas instituições e a troca de informações, a nossa união, está amadurecendo e estamos convergindo para nos fortalecer”, avaliou.

Pe. Ricardo Carlos, que ontem foi nomeado pela congregação salesiana para ser o novo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, a partir de fevereiro do ano que vem, também se despediu: “Agradeço ter participado da gênese desse conselho. Aqui, mais aprendei do que pude contribuir, pois encontrei pessoas que militam na educação superior. Alguns já passaram, outros chegaram e juntos, aprendemos a trabalhar para o bem do Estado e do crescimento do ensino superior”.

O presidente Turine fez um balanço do ano: “Temos de celebrar 2019. Estamos na história do conselho e novos desafios vão surgindo. Percebo que Mato Grosso do Sul precisa do nosso apoio; nossas universidades são patrimônios de MS. Quando conseguimos demonstrar união, as nossas pautas ficam mais fortes e o Crie é referência”.