Indique a um amigo

Resgate em Brumadinho é tema de palestra em evento sobre relações interespécies

19/09/2019 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Um dos cães certificados para participar de missão em Brumadinho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O I Simpósio Cães de Trabalho e Relações Interespécies promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) vai trazer a demonstração de treinamento de cães de trabalho de policiamento, de choque e de busca, tais como os animais de resgate em tragédias, além de palestras e mesas-redondas. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 8h, no auditório do bloco A, da Católica.

“Queremos informar a população sobre aspectos relacionados à inserção e à convivência com os cães em nossa sociedade discutindo questões como aprendizagem, saúde física e mental, consideradas importantes para que essa convivência entre humanos e cães seja saudável”, destaca a coordenadora do evento, professora Dra. Heloísa Grubits.

A palestra de abertura vai tratar da Atuação dos Bombeiros Militares e seus Cães na Operação de Resgate em Brumadinho-MG, com o palestrante Ten. Cel. Walter Parizzoto, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Também estarão presentes os cães Duke (pastor belga) e Cindy (labradora), que acabam de receber certificação nacional com especialidade em busca de restos mortais. Eles embarcam na próxima quinta (26) para Brumadinho (MG), onde vão atuar na tentativa de encontrar 21 corpos que ainda estão submersos na lama.

A programação contará ainda com mesas-redondas ministradas por membros do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, do Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), além de profissionais e professores da área da saúde.

O evento é aberto para a participação da população em geral, acadêmicos, professores, policiais, bombeiros e profissionais da área de saúde. As inscrições podem ser feitas pela internet. O investimento é de R$ 60 para acadêmicos e de R$ 120 para profissionais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.

Programação:

Dia 20/09

- 8h:  Abertura

- 9h: Palestra “A Atuação dos Bombeiros Militares e seus Cães na Operação de Resgate em Brumadinho-MG”, com o palestrante Ten. Cel. Walter Parizzoto (Corpo de Bombeiros - SC)

- 10h: Intervalo

- 10h30: Simulação de Treinamento de Guarda e Proteção de Cães e Prática de Cães de Faro, ministrada pelo Sargento Oliveira (Batalhão de Choque PMMS)

- 12h: Almoço

- 14h: Palestra “Treinamento de Cães de Policiamento e Choque”, com o palestrante: Sargento Oliveira (Batalhão de Choque PMMS)

- 15h: Intervalo

- 15h30: Mesa-Redonda “Bem-estar Animal”, com Laura Raquel Rios Ribeiro (Médica Veterinária - UCDB), Gizelly Bandeira (Médica Veterinária - Clínica Veterinária Auqmia) e Magyda Dahroug Moussa (Médica Veterinária - UCDB)

 

Dia 21/09

- 8h: Palestra “Treinamento de Cães de Busca e Resgate dos Bombeiros Militares do MS”, com o palestrante Cap. Fábio Pereira de Lima (Corpo de Bombeiros - MS)

- 9h: Demonstração de Treino de Busca e Resgate Realizado pelo Corpo de Bombeiros, ministrada pelo Ten. Cel. Parizotto e Cap. Fábio (Corpo de Bombeiros - SC e MS)

- 10h30: Intervalo

- 11h: Palestra “Relações Interespécies e os Cães na Sociedade”, com a palestrante Dra. Heloísa Bruna Grubits (Psicóloga - UCDB)

- 12h: Almoço

- 14h: Mesa-Redonda “Atividade Mediada por Cães”, com Caroline Gabriel Finkler (Médica Veterinária Comportamental), Gabriela Thais Costa Melo (Psicóloga), Cap. Fábio Pereira de Lima (Corpo de Bombeiros - MS), Rosalina Marina Infiesta Zulim (Médica Veterinária - UCDB) e o Ten. Cel. Parizotto (Corpo de Bombeiros - SC)

- 15h30: Intervalo

- 16h: Palestra “Treinamento de Cães para Busca e Captura”, com o palestrante Cabo Duarte (Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE)

Notícias


16/10/2019 - 09:00 - Extensão

Projeto Criança Ativa está com inscrições abertas para receber novos participantes

Extensão oferece atividades socioeducativas para crianças e adolescentes de seis a 14 anos


16/10/2019 - 07:00 - Desafio UCDB

Prazo de inscrição para o Desafio UCDB é prorrogado

Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas podem concorrer a bolsas de estudos de até 100%


15/10/2019 - 09:00 - Mestrados e Doutorados

Cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCDB estão com inscrições abertas

Biotecnologia; Ciências Ambientais; Educação; Desenvolvimento Local e Psicologia são as opções oferecidas