Representantes da UCDB participam da VIII Conferência IUS América

17/09/2019 - 19:50 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Representantes da UCDB e da RSB na abertura oficial do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acontece de hoje até sexta-feira (20), em Quito (Equador), a VIII Conferência IUS América, que reúne representantes das instituições salesianas de ensino superior com o objetivo de fortalecer o caminho conjunto estabelecido na Assembleia Geral das IUS, em 2016. Da UCDB, participam o Reitor, Pe. Ricardo Carlos, os Pró-Reitores de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, e a coordenadora da área de Desenvolvimento Humano e Institucional, Ana Carolina Perroni Lima.

O evento buscará promover a reflexão contínua das IUS sobre a missão à luz dos desafios sociais da América Latina e o desenvolvimento da educação superior na região; avaliar o trabalho desenvolvido a partir do Programa Comum 5, elaborado em 2017; definir o plano de trabalho para 2019-2021; e promover as iniciativas de fortalecimento institucional e de cooperação acadêmica entre as instituições.

O Programa Comum trabalha com cinco âmbitos e, em cada um deles, há um grupo de trabalho (GT) e um salesiano responsável pelas atividades. Pe. Ricardo Carlos é a referência do GT que discute as Redes Acadêmicas, que tem ainda a participação do professor Dr. Hemerson Pistori na equipe de trabalho. Ana Carolina é a líder do GT Formação de Pessoal; Ir. Gillianno, por sua vez, integra o grupo sobre a Qualidade da Educação do Estudantes. No GT Pesquisa em Juventude, a professora Dra. Lucy Ratier Martins representa a UCDB, assim como no de Pastoral Universitária, o Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. João Marcos de Araújo Ramos é o indicado da Católica. 

Novos diretivos

Na próxima semana, acontece também em Quito o segundo módulo do Curso para novos Diretivos das IUS, com a participação dos professores Cristiano e Rúbia. O primeiro módulo foi realizado em setembro do ano passado, na UCDB, com a presença de dezenas de líderes de diversas partes do mundo.