Reitor da UCDB participa de assinatura de acordo de cooperação entre Fundect e Governo de Mato Grosso do Sul

25/08/2021 - 12:54 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. José Marinoni, participou nesta manhã (25), na governadoria, da assinatura de acordo de cooperação entre a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e o governo de Mato Grosso do Sul, para a contratação de 250 estagiários no ‘Programa de estágio supervisionado e capacitação técnica do Governo do Estado’, provenientes das instituições de ensino integrantes do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), destinando R$ 11,8 milhões.

“Creio que a disponibilidade do governo é fundamental para que nós da academia possamos realmente demonstrar através de projetos, de respostas concretas aos editais, contribuir para o engrandecimento do Estado. A disponibilidade por parte do governo, falando inclusive que tem recursos financeiros e que podem ser utilizados pelas instituições de ensino superior é de fundamental importância e a gente não pode ficar parado”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.

As vagas são para as mais diversas áreas do conhecimento para atuar nas secretarias e autarquias estaduais. "Através desse convênio com universidades públicas e privadas, vamos disponibilizar aos alunos estagiários adentrarem nas estruturas de governo, conhecerem modelos de governança e contribuírem com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Os estagiários vão colaborar com o planejamento estratégico do Estado, que tem dado bons resultados. É um programa inédito no Brasil", disse o governador Reinaldo Azambuja.

A presidente do Crie, Elaine Borges Monteiro Cassiano, a reitora do IFMS, ressaltou a visão estratégica adotada pelo governo estadual. “É de suma importância que tenhamos essa proximidade, trazendo inovação ao serviço público e também conhecendo as estratégias que o governo desenvolve para resultados positivos na sociedade", pontuou.

De acordo com o superintendente de Planejamento e Gestão Estratégica da Segov, Thaner Castro Nogueira, a seleção de 125 vagas será entre setembro e outubro, com a ampliação de mais 125 para o início do ano que vem. “Cada estagiário vai receber um treinamento e passará por uma avaliação mensal", explicou.

Já a seleção de candidatos será feita pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), em parceria com a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. Os contratos terão duração de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. Cada aprovado terá bolsa de R$ 1,1 mil para quatro horas diárias de estágio.

Poderão participar da seleção acadêmicos matriculados entre o 3º e 6º semestre nos cursos: Pedagogia, Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Administração, Contabilidade, Informática, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Arquitetura, Relações Internacionais, Letras, Ciências Políticas, Design Gráfico, Comunicação Social, Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Gestão Pública e Jornalismo.

Além do Pe. Marinoni, também participaram da assinatura do convênio para execução do programa de estágios em Mato Grosso do Sul o secretário interino da Segov, Flávio César; o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo; os reitores Laércio Carvalho (UEMS), Marcelo Turine (UFMS), Lino Sanábria (UFGD), e Taner Bitencourt (Uniderp-Anhanguera); e a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun.