Quer saber mais sobre programação e robótica? Visite a EngTech Experience

31/05/2019 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Maratona de Robótica também fez parte da primeira edição da EngTech Experience

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Para aproximar a área de inovação e tecnologia da comunidade em geral, a partir desta sexta-feira (31) até domingo (2), a EngTech Experience, promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em parceria com o Shopping Norte Sul Plaza, apresenta ao público como desenvolver softwares e sistemas, além de montagem e programação de robôs. A mostra gratuita é realizada na praça central do estabelecimento comercial, das 10h às 22h.

Durante a exposição, acadêmicos e docentes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design e das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Computação mostram o trabalho desenvolvido na Universidade por meio do Laboratório de Software, quando os futuros profissionais têm a oportunidade criar sistemas voltados para atender clientes reais. Outro projeto exposto também é o “Programação-Robótica”, no qual os universitários ensinam linguagem de programação e robótica para alunos de escolas em Campo Grande.

“Atualmente atendemos por semestre 150 crianças e adolescentes. Recebemos nos laboratórios da Católica um grupo de alunos e, além disso, também fazemos atendimentos externos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, e no Centro de Educação Infantil (CEI) São Domingos Sávio, localizado no campus Tamandaré. Aqui no shopping, nossos acadêmicos estão à disposição para esclarecer dúvidas dos visitantes a respeito de programação e robótica”, esclareceu a coordenadora do projeto, Ana Karina Vieira da Silva.

Itens desenvolvidos na Católica, como uma impressora 3D e uma fresadora, utilizada para moldar metal também são apresentados ao público junto com carros de corrida feitos pelos extensionistas a partir dos projetos Fórmula Universitária e Fórmula Baja SAE para disputas nacionais.

Maratonas de programação e robótica

A EngTech Experience teve início na segunda-feira (27) e, para promover a interação entre os participantes, nos quatro primeiros dias, realizou uma maratona de programação e outra de robótica. As duas competições tiveram categorias diferentes: uma voltada para universitários e a outra para alunos do ensino médio. Nesta quinta-feira (30), foram as equipes formadas por estudantes das escolas de Campo Grande que participaram da disputa.

Na data, foi realizada a Maratona de Robótica e 41 estudantes se inscreveram para competir. Um dos times que encarou o desafio foi o “Arcanet” composto por Vinícius Dias, Kleber Oliveira da Silva e Emanuel Yana. Os estudantes da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva se prepararam durante um mês para a disputa. “Nos reunimos semanalmente para planejar uma estratégia e termos bons resultados nas provas de resgate e de cabo de guerra. Para o percurso foi preciso pensar na montagem de um robô rápido e leve, além de ter uma garra funcional que vai ajuda-lo a desviar dos obstáculos”, comentou o trio.

Os acadêmicos que participaram da mesma maratona no dia anterior (29) também estiveram presentes, dessa vez para dar suporte aos adolescentes. “Para nós é uma experiência muito legal, a gente pode ensiná-los e acaba aprendendo também. Eu mesmo tenho dificuldades de falar em público e aqui estou aprimorando isso”, declarou Roger Rigon Eibel, de 23 anos, aluno de Engenharia Mecânica da UCDB.

Vestibular de Inverno UCDB 2019

Durante a EngTech Experience, estudantes interessados em ingressar na UCDB também têm a oportunidade de fazer a inscrição para o Vestibular de Inverno 2019. Nesta edição, são oferecidas 35 opções de cursos de graduação presencial e outras 21 opções a distância que envolvem todas as áreas do conhecimento. As provas serão aplicadas no dia 23 de junho, no campus Tamandaré. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ucdb.br/vestibular.