Projetos de extensão e pesquisa da UCDB são expostos na 71ª Reunião Anual da SBPC

24/07/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Pesquisadores e extensionistas da UCDB expõem trabalhos e estudos na "SBPC Jovem"

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Pesquisadores e extensionistas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentam os trabalhos e estudos desenvolvidos na Instituição durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) — maior evento científico da América Latina —que teve início nesse domingo (21) e segue até sábado (27). No campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde a ação é realizada, os projetos são expostos para o público em um stand na “SBPC Jovem” — uma feira voltada para a troca de conhecimentos entre estudantes do ensino básico, universitários e docentes.

Ao todo, nove projetos de pesquisa e extensão da UCDB se fazem presentes como o “Techsan” (Tecnologias Sociais em Recursos Hídricos e Saneamento) e o “Agrosantech” (Saneamento Sustentável Focado em Agrotecnologias). Segundo a acadêmica do 6º semestre de Engenharia Sanitária e Ambiental, Mariane Martins Zem, que integra o grupo de extensionistas, entre os assuntos abordados, está o saneamento básico e o descarte correto do lixo.

“Trouxemos uma maquete do aterro sanitário para mostrar como ele é construído e de que maneira funciona. Além disso, explicamos a importância da mata ciliar, que é a cobertura vegetal nas margens do rio, e também simulamos para os visitantes o método que usamos para medir a vasão da água. Para mim, falar sobre tudo isso nesse evento é de grande relevância. Considero uma ótima forma de fazer networking e também uma experiência boa para a vida profissional, pois enriquece o currículo”, comentou Mariane.

O professor da Católica Jayme Ferreira Neto concorda com a acadêmica sobre a importância de os universitários estarem envolvidos em um evento como a Reunião da SBPC. Por integrar o projeto “Rizotron”, que avalia o crescimento da raiz das plantas e de que maneira isso influencia no desempenho do vegetal, ele supervisiona três acadêmicos. Além disso, também dá apoio a outros dez que integram a extensão “Vivências em Ciências Agrárias” e apresentam um sistema de aquaponia que permite unir a piscicultura com a produção de hortaliças orgânicas.

“É muito legal ver o envolvimento dos acadêmicos. Eles conseguem explicar com clareza aquilo que estudam e têm compartilhado bastante conhecimento com todos que chegam no stand, seja estudante do ensino básico ou docentes. A gente sempre se empenha em incentivar os alunos para que eles participem de eventos científicos e com esse não foi diferente, ainda mais pela grande magnitude que possui”, pontuou Jayme.

Junto com esses projetos, também estiveram presentes no stand da UCDB: o “Fórmula Universitária” e o “Fórmula Baja Sae” voltados para o desenvolvimento de automóveis para competições; o Museu das Culturas Dom Bosco, que expõe peças de etnologia e ciências naturais; o Biotério da Católica que desenvolve pesquisas e possui um serpentário com mais de 400 espécimes; e um grupo de mestrandos e doutorandos em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária que expõem um estudo que identificou o óleo de mamona e o líquido da castanha de caju como potenciais inseticidas para o Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya).

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna