Programa de qualificação para exportações continua sendo oferecido via internet

04/05/2020 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Capacitação da Peiex sendo realizada a distância durante a pandemia

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Mesmo diante da pandemia devido ao novo coronavírus, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), continua de forma virtual com a capacitação de empresários do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Desde setembro do ano passado diversas empresas já se capacitaram e outras estão em processo, pois a meta é chegar a 100 empresas de mato Grosso do Sul até 2021.

“Estamos trabalhando juntamente com a agenda do empresário, realizando visitas on-line de capacitação para deixá-los aptos para exportar seus produtos, até como forma de se reinventar neste momento de crise, provocada pela pandemia do novo coronavírus”, explica o monitor do programa, Antônio Carlos Cantero Dorsa. 

Juliana Moro Trombini, idealizadora da marca Soul Leve - empresa de manteiga ghee de nata e banha de porco grass fed em Pedro Gomes (MS) há três anos, comenta que o movimento diminuiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas se reinventou para atender. “Intensificamos o Slow Business, que é um diferencial de nossa empresa. Passamos a dar ainda mais atenção aos nossos clientes e cada negociação é única”, observa.

Recentemente a Soul Leve integrou o Programa de Qualificação para Exportações (PEIEX UCDB) e já começa a ver um sinal de melhora nos negócios. “Vejo a exportação como uma possibilidade concreta. Antes era só uma possibilidade, uma vez que somos uma pequena empresa localizada em uma pequena fazenda. A exportação é sim uma forma de expandir os negócios no momento de crise”, destaca a empreendedora.

Após a qualificação com o Peiex a empresa Sigo Homeopatia já realizou as primeiras exportações, pouco antes do início da pandemia do novo coronavírus e agora aguarda a reabertura da fronteira do Paraguai com o Brasil para retomar as vendas. “Exportamos às vésperas de decretar a quarentena, mandamos para o Paraguai. Agora eles estão com dificuldades por lá para comercializar por conta do isolamento social. Enquanto isso, nossa equipe de marketing está bem ativa para divulgar informações de maneira clara e concisa para as pessoas compreendam melhor o nosso produto. Vamos esperar que após a quarentena as pessoas estejam mais informadas e busquem esses diferenciais que a empresa oferece”, explica a proprietária Dra. Mônica Souza.

O PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico, acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação sobre exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como: estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Mais informações pelo e-mail peiex@ucdb.br.