Professora da UCDB ministra palestra para profissionais de saúde da rede municipal de Aquidauana

14/05/2018 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Professora Liliana Guimarães junto com os profissionais de saúde que participaram da palestra

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Dra. Liliana Guimarães, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da Instituição, ministrou, este mês, uma palestra para os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Aquidauana.

O encontro foi na Câmara Municipal da cidade e houve a adesão de 95% dos profissionais de saúde. Segundo Liliana, a palestra foi um convite da própria Sesau, para falar sobre prevenção e promoção de saúde mental no trabalho, já que, principalmente médicos e enfermeiros, integram o grupo de risco.

“É muito comum ver profissionais que apresentam ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros transtornos mentais, por exemplo, aqueles decorrentes do estresse pós-traumático. Situações como alcoolismo, abuso de substâncias lícitas e ilícitas também estão presentes. Por conta deste cenário é importante que os sintomas sejam identificados para que seja feito o tratamento adequado. Isso merece atenção tanto dos gestores quanto dos próprios profissionais”, esclareceu Liliana.

De acordo com a docente, ao abordar o assunto foi identificada a necessidade de um suporte psicológico aos profissionais de saúde do município. “É preciso que eles tenham um acompanhamento, por isso fizemos uma parceria com uma doutora egressa do Programa de Pós-Graduação da UCDB que atua na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ela dará esse atendimento com supervisão do Laboratório de Saúde Mental da Católica”, esclareceu Liliana.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna