Professora da UCDB é eleita para ocupar a 12ª cadeira do IHGMS

31/03/2022 - 12:47 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Professora Celeida Maria Costa de Souza e Silva

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A docente Celeida Maria Costa de Souza e Silva, da Universidade Católica Dom bosco (UCDB), toma posse nesta sexta-feira (1º), às 19 horas, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) da 12ª cadeira do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IFGMS), que completa 44 anos.

Após a indicação da professora por um associado efetivo, o nome dela passou por uma comissão permanente para análise até ser aprovado. “Fiquei surpresa e lisonjeada por meu nome ter sido indicado e aprovado para fazer parte de um grupo seleto. Penso que o que levou à minha indicação foi a dedicação à pesquisa, os trabalhos que já desenvolvi e desenvolvo no campo da História, da História da Educação e das Políticas Educacionais”, comemorou a professora.

A professora, que é licenciada em História há 32 anos e exerce a docência há 34 anos, diz que ocupar a cadeira 12 é motivo de orgulho. “Sou corumbaense e Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres [patrono da 12ª cadeira] tem uma importância histórica para a Capitania de Mato Grosso e especialmente, para a fundação de Corumbá, antiga Albuquerque”, completa.

Também serão empossados os seguintes associados efetivos: Antonio Firmino de Oliveira Neto, José Augusto Carvalho dos Santos, Marcelo Fernandes Pereira, Marinete Pinheiro e Marisa Machado Koin, além da associada emérita, Marlei Sigrist, e o associado correspondente, João Carlos da Silva (Brasília/DF). Ao todo são 40 cadeiras de membros efetivos.