Professor e acadêmicos da UCDB participaram de catálogo sobre soluções sustentáveis de saneamento

07/05/2018 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Versão impressa do Catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento (CataloSan)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Em uma linguagem simples e acessível para toda a população, o CataloSan — Catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento — é um manual que traz em cinquenta páginas orientações para a escolha de métodos não agressivos ao meio ambiente e de baixo custo que podem resolver problemas de saneamento domiciliar.

A publicação viabilizada pelo Ministério da Saúde por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi escrita por três especialistas de Mato Grosso do Sul, entre eles, o professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho. Além do docente, dois alunos da Instituição também participaram da confecção do catálogo e foram responsáveis pelas ilustrações: a acadêmica de Design Erika Gallbiati Carvalho e o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo Wendell Ramires dos Santos Benevides.

Junto com a consultora e engenheira ambiental, Adriana Farina Gallbiati, e com a Dra. Paula Loureiro Paulo, pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fernando apresentou no catálogo as tecnologias e sistemas que podem ser aplicados no ambiente residencial e, desta maneira, transformar a realidade de comunidades tradicionais, como quilombolas.

“Há muitas alternativas sustentáveis possíveis de serem executadas com um investimento baixo e capazes de trazer mais qualidade de vida para as pessoas, contudo, no Brasil, não existia ainda uma publicação que reunisse todas essas práticas e explicasse para a sociedade como elas podem ser aplicadas, por isso esse catálogo é pioneiro. Acredito que, agora, caso a Funasa tenha a intenção de aplicar metodologias participativas, as comunidades terão conhecimento para opinar e ajudar a escolher a melhor opção para a região”, pontou Fernado.

O CataloSan foi publicado em abril deste ano e em breve estará disponível para consulta no site da Funasa. No prefácio da obra, escrito pelo engenheiro Aroldo Ferreira Galvão, que compôs por 38 anos o quadro técnico da fundação e, hoje, é presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em Mato Grosso do Sul (ABES/MS), foi pontuada a importância que o projeto tem na promoção da saúde: “O meu entusiasmo em relação ao modelo de intervenção em comunidades isoladas, propiciado pela pesquisa com o emprego do CataloSan, é porque permite aliar a modernidade à simplicidade nas ações de proteção e controle de doenças nessas regiões por meio das obras de saneamento”.