Pró-Reitores da UCDB representam a instituição em curso para dirigentes das IUS

23/09/2019 - 17:50 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Pró-Reitores da UCDB, Cristiano Carvalho (à direita) e Rubia Marques, durante a capacitação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A UCDB está representada pelos Pró-Reitores de Graduação e Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Rúbia Marques e professor Cristiano Carvalho, no II Módulo do Curso para Dirigentes das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS), que é realizado em Quito no Equador nesta semana — teve início na segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (27).

O curso, em dois módulos, tem como objetivo garantir em cada Instituição uma presença salesiana significativa, quantitativa e qualitativa, formada por religiosos e leigos capazes de orientar e animar o projeto em nível cultural, científico e educativo-pastoral.

O curso tem em vista que os diretivos possam contar com conceitos básicos, instrumentos e experiências que contribuam na sua formação para a liderança e a gestão de instituições de educação superior com identidade católica e salesiana. A capacitação está organizada em dois módulos, oferecidos em anos diferentes — o primeiro aconteceu em setembro de 2018, na UCDB.  Este módulo foi orientado à compreensão e reflexão da natureza e organização de uma instituição de educação superior.

Já o módulo II, que acontece nesta semana, dá ênfase à liderança e gestão da identidade católica e salesiana de uma instituição de educação superior. Os dois módulos procuram contribuir para o desenvolvimento de algumas competências básicas que foram identificadas pelas IUS no documento denominado “Perfil de competências do Diretivo IUS (2012)”.

Participam do curso, 28 dirigentes de Instituições Salesianas de Ensino Superior, de oito países.