Primeiro Centro Integrado de Proteção e Pesquisa Ambiental de MS é lançado na UCDB

07/08/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Lançamento do Ceippam foi feito no Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur) da UCDB, onde funcionará uma das vertentes do Centro o Nuppam

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na tarde desta segunda-feira (6), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi palco para o lançamento do primeiro Centro Integrado de Proteção e Pesquisa Ambiental (Ceippam) do Estado. A criação do espaço é resultado de uma parceria entre a Católica e o Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul (MPE-MS), firmada por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo — S-Inova da Instituição de Ensino Superior.

Com o Ceippam, acadêmicos e docentes da Católica do Curso de Direito e também dos Programas de Pós-Graduação da UCDB irão fornecer apoio jurídico e técnico ao MPE-MS, de modo a trazer mais celeridade aos processos relacionados ao meio ambiente e também municiar os procuradores com informações específicas da área.

A partir dessa proposta, o Centro será dividido em duas vertentes — o Núcleo de Pesquisa e Prática de Direito Ambiental (Nuppam) voltado para dar suporte na elaboração de pareceres administrativos e também de peças de expediente; e além dele, o Núcleo Técnico, onde outra equipe fará trabalhos de geoprocessamento e criará um cadastro de profissionais especializados na área ambiental.

Durante a solenidade de lançamento do Ceippam foi feito o descerramento da fita inaugural que abriu oficialmente o espaço e as autoridades presentes pontuaram a importância da parceria entre as instituições. De acordo com o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, a criação do Centro é um passo relevante para transformar a sociedade em que vivemos.

“Esse espaço na Universidade tem um objetivo a mais: nos unirmos para educar as novas gerações em cuidar da casa comum — como refere-se o Papa Francisco na carta encíclica “Laudato Si'” ao meio ambiente em que estamos inseridos. Acredito que esse é o momento de tentar amenizar os impactos negativos que provocamos na natureza e projetos como esse, que prezam a agilidade e pesquisa, irão com certeza dar essa contribuição”, pontuou Pe. Ricardo.

Já o promotor geral do MPE-MS, Paulo Cezar dos Passos, afirmou que o Ceippam, além de auxiliar no trabalho do órgão, é uma maneira de proporcionar ao cidadão um dos direitos básicos previstos em lei. “Segundo a constituição federal é direito de cada cidadão brasileiro viver em um meio ambiente equilibrado e deixar para os seus descendentes um lugar que permita o desenvolvimento racional. Para tornar isso que prevê a constituição em algo real essa parceria entre a UCDB e o MPE é muito importante. Somos gratos à instituição por compartilhar dessa responsabilidade conosco e nos ajudar a tornar a sociedade um mundo melhor para se viver”, comentou.

Participaram também do lançamento do Ceippam a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOMA) e procuradora de justiça, Marigô Regina Bittar Bezerra; o promotor de justiça que assessora o Núcleo Ambiental vinculado aos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, da Habitação e Urbanismo e do Patrimonio Histório Cultural (Caoma e Caourb), Luciano Loubet; além do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, professores e acadêmicos da Católica.

Capacitação para o início das atividades

Também nesta segunda-feira, a coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler, que irá gerenciar os trabalhos, o professor Raphael Chaia que será o supervisor, e os quatro acadêmicos da graduação, que compõem o Nuppam iniciaram um treinamento realizado no campus Tamandaré.

Durante a capacitação, o grupo recebeu orientações a respeito do modo de trabalho previstas em um roteiro e em um fluxograma elaborado pelo MPE-MS. O treinamento segue até amanhã (7) e tem como participantes outros integrantes do órgão. O núcleo deve começar a operar na quarta-feira (8), no período vespertino.