Primavera de Museus em MS tem início com treinamento de brigadistas

23/09/2019 - 14:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Curso de capacitação envolveu parte prática

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A programação da 13ª Primavera dos Museus teve início ontem (23) no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB) com o curso de brigadista para os próprios colaboradores e para representantes de diversos museus de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul. O treinamento gratuito oferecido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) contou com teoria e prática.

“O intuito é formar pessoas capazes de lidar em situação de sinistro, como uma explosão, um incêndio, primeiros socorros, evacuação de edificação, entre outros”, destacou o técnico em segurança do trabalho, Gleison Laranjeiras.

O coordenador do sistema estadual de museus, Douglas Alves da Silva, destaca que esse tipo de formação é imprescindível. "Excelente iniciativa do Museu das Culturas Dom Bosco. A prevenção é a melhor solução para termos condições cada vez melhores nesses espaços". A mesma opinião é compartilhada pelo integrante da Associação dos Ferroviários, Edir José de Araújo. "A prevenção é importante para tudo".

Para o coordenador do Museus das Culturas Dom Bosco, Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen, além de atender as demandas internas, outras instituições também carecem de brigasistas. "Nesse sentido que o curso oferecido pela UCDB vem atender instituições como Museu José Antônio Pereira, Casa da Ciência, e outras Instituições de Campo Grande e do inteior".

Em setembro do ano passado, o Museu Nacional no Rio de Janeiro foi consumido por um incêndio de grandes proporções, destruindo a maior parte do acervo (cerca de 20 milhões de itens), como fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte. A expectativa é que a restauração leve dez anos. Em dezembro de 2015, outro incêndio destruiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e matou uma pessoa. As obras de restauração do espaço devem ficar prontas no mês que vem. Na quinta-feira passada (12), um incêndio no Hospital Badim, no Rio de Janeiro, matou 11 pacientes por asfixia. Estavam internadas 103 pessoas e 224 funcionários trabalhavam quando o fogo começou.

Programação 

Até domingo (29), o Museu das Culturas Dom Bosco traz uma programação especial para o público composta por cursos, contação de histórias, exibição de filme, mesa-redonda e também visita gratuita. O cronograma faz parte da 13ª Primavera dos Museus que é realizada simultaneamente em todo país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, o tema abordado é “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Nesta terça (24) e sexta-feira (27), o cronograma promove várias atividades diferentes: de manhã, das 8h30 às 10h30, os visitantes podem participar de contação de histórias e, à tarde, das 13h30 às 16h30, serão promovidas ações educativas como pintura facial, desenho e dinâmicas. Durante esse período, o museu também estará disponível, das 8h às 16h30, para proporcionar visitas mediadas a grupos escolares. O agendamento deve ser feito previamente.

Duas atividades serão oferecidas ao público somente na noite de quarta-feira (25) — das 18h30 às 19h30 será exibido um filme sobre a mudança de local do MCDB e a construção do novo espaço, depois, das 19h30 às 22h, vai ser promovida uma mesa-redonda composta por profissionais que atuaram no museu e vão expor experiências adquiridas e curiosidades a respeito do espaço. Por fim, no domingo (28), o MCDB estará de portas abertas para receber o público gratuitamente, das 8h às 16h30.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna