Indique a um amigo

Pe. Ricardo Carlos é empossado Chanceler da UCDB e Inspetor da MSMT

02/02/2020 - 8:03 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Pe. Ricardo Carlos no momento da assinatura da ata de posse durante a missa solene

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Após ficar à frente da Reitoria da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) durante quatro anos e meio, Pe. Ricardo Carlos foi empossado Chanceler da Instituição e Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) em uma celebração eucarística realizada na noite de sábado (1º), na Paróquia Universitária São João Bosco. No novo cargo, o sacerdote é responsável por toda comunidade salesiana presente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e na região oeste do estado de São Paulo, durante o sexênio 2020-2026.

Na data, a missa solene foi presidida por Pe. Natale Vitali, conselheiro regional para o Cone Sul da Congregação Salesiana. Entre os sacerdotes concelebrantes da cerimônia eucarística estiveram presentes Pe. José Marinoni, nomeado como novo Reitor da Católica, Pe. Nivaldo Luís Pessinatti, diretor da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CisBrasil), o Pe. Gildásio Mendes dos Santos que ocupou o cargo de inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso durante os últimos seis anos e assumirá a Inspetoria Salesiana de São João Bosco, com sede em Belo Horizonte (MG), e Pe. Gilson Marcos da Silva, inspetor da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre (RS). Além deles, também participaram os bispos Dom Mariano Danecki, Dom Vitório Pavanello e Dom Eduardo Pinheiro, representantes da Arquidiocese de Campo Grande, junto com gestores de casas salesianas de todo o Brasil. A celebração foi organizada pelo Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, Pe. Idenilson Lemes da Conceição.

Na homilia, Pe. Natale trouxe uma mensagem para o novo inspetor. "Caro Ricardo Carlos, as constituições salesianas têm cinco artigos que regem o que um inspetor deve fazer, mas não há um dizendo como ele deve ser. Não se nasce inspetor, torna-se. O que a congregação pensa sobre o que é ser inspetor: que você viva na igreja e no mundo com um coração salesiano. Você é chamado a assumir esse cargo para caminhar com a igreja, com os indígenas e com os jovens mais pobres. Caminhar e trabalhar junto é um sinal do reino de Deus entre nós", declarou o conselheiro.

Depois deste momento, foi assinada a ata de posse por Pe. Natale e Pe. Ricardo. "Não posso deixar de agradecer, primeiramente ao nosso Deus, à minha família aqui presente, aos meus padrinhos de adoração, aos bispos presentes e a toda família salesiana. Dom Bosco sempre tinha muita atenção por essa família e ela pode contar com o meu apoio. Nessa jornada, eu espero ter um pouquinho da sabedoria de Salomão, a força de Sansão e a paciência de Jó. Tenho certeza que com a graça de Deus, nós vamos dar continuidade ao trabalho pelo bem da nossa igreja, dos nossos jovens e de todas as nossas comunidades", declarou Pe. Ricardo.

Na cerimônia eucarística, o antecessor, Pe. Gildásio, presenteou o novo inspetor com uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e agradeceu o apoio que recebeu durante o período em que permaneceu no cargo. "Como somos uma família salesiana, a nossa mãe é Nossa Senhora e nessa noite quero pedir a benção dela para o Pe. Ricardo. Todos temos um pai e o nosso pai é Dom Bosco, no fundo, ser Inspetor é ser pai. Dentro desse sentimento de família, quero agradecer ao Reitor-Mor, Àngel Artime, por confiar em nós. Quero agradecer aqui a todos que integram a comunidade salesiana e dizer que todos nos ajudaram nesses seis anos a ser família", discursou Pe. Gildásio. 

O presidente da CisBrasil, Pe. Pessinatti, também fez um pronunciamento em celebração ao novo inspetor e agradeceu o trabalho realizado por Gildásio. "Minha presença aqui tem o sentimento de comunhão, partilha e apoio. Ser inspetor tem um aspecto desafiador, mas posso garantir que é sempre gratificante. Nossa missão não é ser gestores de obras e nem de pessoas, somos apoiadores de projetos de vidas consagragadas que resolveram seguir esse caminho conosco. Agradecemos o Pe. Gildásio e é com alegria que acolhemos o Pe. Ricardo. Vamos trabalhar juntos com a responsabilidade de pensar o Brasil em rede, articulados, para que possamos seguir com a nossa missão", ressaltou o sacerdote.

Sobre o novo inspetor da MSMT

Pe. Ricardo Carlos nasceu em São Bernardo do Campo (SP), em 6 de fevereiro de 1974. Iniciou, aos 14 anos, a vida religiosa na casa salesiana de Araçatuba (SP). Possui mestrado em Educação (UCDB), formado em Filosofia (UCDB), em Teologia (Instituto Teológico Pio XI) e foi ordenado sacerdote em Piacatu (SP), no dia 8 de dezembro de 2001.

Ele atuou como coordenador dos estudos do pré e pós-noviciado na Obra Social Paulo VI (2002). Nos anos seguintes, alternou entre as funções de diretor e ecônomo da comunidade salesiana São João Bosco (Colégio Salesiano Dom Bosco), em Campo Grande. Entre 2012 e 2015, especializou-se em Estudos Bíblicos em Jerusalém. Ocupou o cargo de Reitor da UCDB entre os anos de 2015 e 2019.

Clique aqui e confira todas as fotos da cerimônia eucarística.

 

Notícias


25/03/2020 - 07:00 - UCDB

Transferência externa para a UCDB têm isenção de matrícula e desconto de 25% nas mensalidades

Procedimentos podem ser feitos online ou na Central de Atendimento da Universidade


20/03/2020 - 01:26 - UCDB

Artigo: Tempos de desassossego


20/03/2020 - 11:00 - UCDB

Ingresso como portador de diploma na UCDB têm descontos de até 30% nas mensalidades

Procedimentos podem ser feitos online ou na Central de Atendimento da Universidade