Parceria entre UCDB e TRT-MS realiza projeto para promoção de saúde mental aos servidores

20/05/2019 - 16:30 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Desembargador Nicanor de Araújo Lima e Pe. Ricardo Carlos assinaram o acordo de cooperação técnica entre UCDB e TRT 24ª Região

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na tarde desta segunda-feira (20), o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Ricardo Carlos, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS), desembargador Nicanor de Araújo Lima, assinaram um acordo de cooperação técnica entre a Instituição e o órgão para a realização de um projeto gratuito voltado para a promoção de saúde mental aos servidores.

O trabalho é gerenciado pela professora Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da Católica que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Segundo a docente, o projeto vem em decorrência de uma atuação conjunta com o TRT 24ª região que já existe há cinco anos.

“Desde 2014 desempenhamos ações em comum, uma delas por meio de um outro formato de estágio supervisionado. Agora estamos com essa nova proposta para fazer com que os servidores tenham a possibilidade de receber atendimento psicológico. Sem sombra de dúvidas é uma conquista, pois além beneficiar quem será atendido também vai fazer com que possamos formar profissionais, cada vez mais, preparados para lidar com a realidade do mercado”, pontuou Liliana.

Neste novo projeto, para que os servidores tenham fácil acesso ao atendimento, sem que exista a necessidade de eles saírem do ambiente de trabalho, a equipe da Católica irá atuar em três períodos por semana no prédio do TRT 24ª região — método denominado plantão psicológico. A partir do primeiro atendimento, se for identificada a necessidade de um acompanhamento mais aprofundado, após a consulta, os servidores serão encaminhados para o Ambulatório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador localizado na Clínica-Escola da UCDB.

De acordo com Pe. Ricardo, a parceria vem para somar na formação dos acadêmicos de Psicologia. “Por meio do estágio supervisionado, os nossos alunos poderão vivenciar a realidade do mercado. Eles estão em fase de formação, serão acompanhados por seus mestres e também por profissionais do TRT 24ª região. A iniciativa reforça o propósito da nossa Universidade que é promover uma educação de qualidade baseada em princípios para que nós tenhamos uma sociedade cada vez melhor”, ressaltou Pe. Ricardo.

Para o presidente do TRT 24ª Região, o trabalho em conjunto irá beneficiar tanto a Instituição quanto o órgão. “Além de ser positivo para os acadêmicos, esse serviço é muito relevante para a qualidade de vida dos nossos servidores. Acho que os dois lados saíram vitoriosos”, comemorou Nicanor.

O molde de atuação da equipe da Católica, que será desenvolvido no TRT 24ª região, já é aplicado a partir de convênios firmados com outras instituições como a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), onde os servidores recebem atendimento desde novembro do ano passado, e a Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul (PRF-MS) que trabalha em conjunto com a UCDB para a promoção da saúde mental do efetivo há quatro anos e alcançou importantes resultados na diminuição dos afastamentos de policiais rodoviários federais por questões psicológicas. A Justiça Federal também é outro órgão atendido.