Parceria entre UCDB e Prefeitura garante aclimatação de mudas do Reviva Campo Grande

17/03/2022 - 15:42 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Estão na Fazenda-Escola da Universidade Católica Dom Bosco cerca de 600 mudas de aldrago, araçá, aroeira pimenteira e ipê branco que serão plantados no quadrilátero central da Capital, em mais uma etapa do programa Reviva Campo Grande. As árvores fazem parte da fase do paisagismo e contribuirão ainda mais para que a cidade continue entre mais arborizadas do mundo, eleita por duas vezes com o “Tree Cities of the World”, título dado pela Arbor Day Foundation.

A parceria entre a UCDB e a prefeitura visa a aclimatação das mudas que desembarcaram em duas carretas, na semana passada, vindas do interior de São Paulo. Elas já começaram a ser transportadas para a área entre as ruas Marechal Rondon, 26 de Agosto, 7 de Setembro, 15 de Novembro, Barão de Melgaço, Joaquim Murtinho e Rui Barbosa. O início do paisagismo está sendo feito na Rua 26 de Agosto.

De acordo com a consultora socioambiental do Programa Reviva Campo Grande, Juliana Casadei, foi realizado um mapeamento das árvores na região central. “Tem vias que estão mais arborizadas, então serão feitos plantios pontuais onde faltam árvores”, completa. As árvores estão inicialmente sem folhas e flores. “As folhas são retiradas para o transporte e período de adaptação. Daí começa o processo das árvores concentrarem esforços para formar novas raízes e folhas”, explica Juliana.

O Aldrago (Pterocarpus violaceous) é conhecido pelas flores amarelas e perfume suave. Araçá (Psidium cattleyanum) é uma árvore de folhas verdes e que dá um fruto semelhante à goiaba. A Aroeira Pimenteira (Schinus terebinthifolia) é uma árvore que chega a até 10 metros e produz uma pimenta rosa, bastante utilizada na culinária. Já o Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba) faz parte do cartão de visitas da Cidade Morena, com floradas entre agosto e outubro.

Reviva Campo Grande

A revitalização do microcentro engloba 21 quilômetros de via, envolvendo o quadrilátero que vai da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso, e da Avenida Calógeras até a Rua José Antônio, com algumas extensões, como a Dom Aquino, Marechal Rondon e Barão do Rio Branco, até a antiga rodoviária.

Além do paisagismo planejado, o projeto prevê calçadas padronizadas, recapeamento asfáltico, mobiliário urbano, coleta seletiva de lixo, sistema de videomonitoramento, conexão wi-fi gratuita, iluminação com lâmpadas de LED, semaforização inteligente para segurança de pedestres e motoristas.

O Reviva ainda está executando a requalificação da Rua Rui Barbosa. São 7 km da via, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até a Avenida Rachid Neder. O projeto prevê uma série de melhorias, como recapeamento, instalação de mobiliário urbano, semaforização inteligente, paisagismo, câmeras de videomonitoramento, wi fi gratuito, acessibilidade universal, drenagem e a instalação de estações de embarque e desembarque, transformando a rua no corredor de transporte mais tecnológico de Campo Grande.

 

Com informações da Assessoria do Reviva Campo Grande.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica