Palestra sobre cultura guarani kaiowa e observação do céu abrem 16ª Semana Nacional de Museus

15/05/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Palestra realizada no primeiro dia da 16ª Semana Nacional de Museus foi ministrada pelo professor da UCDB Dr. Heitor Medeiros

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Começaram nesta segunda-feira (14) as atividades diferenciadas promovidas pelo Museu das Culturas Dom Bosco durante a 16ª Semana Nacional de Museus — evento organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio.

Na data, a mesa da abertura oficial da Semana foi composta pelo secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, pela secretária adjunta da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Laura Miranda, e pelo coordenador do Museu das Culturas Dom Bosco, Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen. "Esse ano a semana vem com o tema 'Museus Interconectados', buscamos novos públicos e novas abordagens. Hoje é só o primeiro dia de novas atividades, queremos que a população esteja preparada e participe, já que há ações em todo o Estado e vários outros museus participando", pontuou Dirceu, durante a solenidade.

Em seguida, houve uma palestra ministrada pelo historiador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Dr. Heitor Queiroz Medeiros. Junto com o mestre formado pelo Programa, Lídio Cavanha Ramirez, e com a liderança guarani kaiowa, Lídio Sanches,  Heitor abordou o tema: “História, educação ambiental e interculturalidade: Diálogos com a cultura guarani e kaiowa”.

Com base nos estudos desenvolvidos pelo historiador na aldeia indígena Te'yikuê, em Caarapó (MS), durante a execução do pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Heitor expôs aos participantes a relação da etnia guarani kaiowa com o meio ambiente, tanto na parte da educação como nos conceitos de cuidados com a terra.

“Quis mostrar que os indígenas possuem um conhecimento extremamente sofisticado quando o assunto é a preservação da natureza. Eles têm o conceito da ‘terra sem males’, aplicado por meio da espiritualidade e da relação entre o meio ambiente e as pessoas. Essa cultura é passada de pai para filho por meio de histórias e, além disso, na aldeia há um processo de educação ambiental muito particular em que as rezas também são utilizadas”, pontuou o historiador.

Segundo Heitor, trazer este tipo de conhecimento aos participantes por meio de uma palestra no museu que é voltado para a cultura indígena, faz com que a pessoa possa criar uma relação, ainda maior, com essa população, além daquela proporcionada pela exposição em si: “Essa é uma forma de levar a discussão e a experiência adquirida até as pessoas”.

Simultaneamente à palestra, no terraço do museu, o clube de astronomia Carl Sagan da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promoveu a observação do céu por meio dois telescópios — um automático e o outro manual. Os participantes puderam ver estrelas e também os planetas que integram o sistema solar, como jupter.

Programação 16ª Semana Nacional de Museus

Visitas mediadas, exibição de vídeos e manuseio de réplicas são três das atividades que serão oferecidas pelo Museu das Culturas Dom Bosco de hoje (15) até sexta-feira (18). Para participar, os interessados devem fazer o agendamento por meio do site www.mcdb.org.br . Além disso, durante a semana, das 8h30 às 16h30, terá uma feira de artesanato indígena, onde artesãos das etnias Terena e Kadiwel irão expor produtos confeccionados em madeira, fibras e cerâmicas.

O evento conta também com uma roda de conversas que traz o tema “Museus hiperconectados no contexto do desenvolvimento local”, no dia 16, a partir das 19h. Na data, serão feitas apresentações de trabalhos acadêmicos e o encontro irá possibilitar a troca de experiências entre os participantes relativas à atividades práticas desenvolvidas nas áreas de cultura, educação, memória e patrimônio.

Por fim, a semana será encerrada no dia 18, com uma palestra na Câmara Municipal de Maracaju (MS). A coordenadora de promoção e gestão de imagem institucional do Ibram, em Brasília (DF), Ana Lourdes de Aguiar Costa, irá falar a respeito da “Hiperconexão e museus: desafios de experiências significativas no contexto físico e digital”.

O Museu das Culturas Dom Bosco, fica no Parque das Nações Indígenas, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 700, em Campo Grande. Para obter mais informações a respeito das atividades oferecidas durante Semana Nacional de Museus, entre em contato por meio do número: (67) 3326-9788.