Palestra é realizada no Museu das Culturas Dom Bosco durante evento nacional

11/06/2018 - 13:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

A palestra foi ministrada pelo diretor do museu, Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Museu das Culturas Dom Bosco foi palco, na sexta-feira (8), para a palestra de encerramento proposta pelo XVI Encontro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência. O evento, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é voltado para pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área de ensino científico e teve início em Campo Grande, na quarta-feira (6).

Com o tema "Trabalho educacional do Museu das Culturas Dom Bosco", a palestra foi realizada pelo diretor do museu, Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen. Ele começou com uma apresentação do espaço aos participantes. Contou um pouco da história do museu que, há mais de seis décadas, tem um papel social, guarda e apresenta vários patrimônios culturais e naturais da região centro-oeste.

“Foi dentro do Colégio Dom Bosco que o museu começou,  depois ele passou a ser no centro de Campo Grande pra ficar mais próximo da sociedade e, hoje, buscamos, cada vez mais, cultivar a museologia social nesse espaço aqui no Parque das Nações Indígenas. A gente faz um trabalho de educação ambiental e patrimonial a partir de um programa educativo cultural. Atualmente, 40% do nosso público é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, além dos acadêmicos”, esclareceu Dirceu.

Ao todo, há dois acervos no museu, um de longa duração voltado para etnologia e arqueologia, composto por aproximadamente oito mil peças de várias etnias indígenas. Dentro da coleção há itens de povos do norte e centro do Brasil, como Bororo, Xavante e Carajá; de Mato Grosso do Sul (ex: Terena e Kadiwéu) e também de tribos amazônicas, entre elas Tucano, Dessano, Kobeo e Povos do Rio Uaupés.

Já o outro acervo é temporário e abrange a área de ciências naturais. No espaço há vários animais taxidermizados que compõem a fauna do Cerrado e Pantanal, além de fósseis. Após a palestra ministrada por Dirceu, os participantes do evento puderam conhecer as coleções expostas por meio de uma visita mediada. Em seguida, também foi realizada no local uma oficina de ilustração científica, ministrada pelo professor Dione Cordeiro Calado, da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (Sed).

“Acredito que fechamos o evento de maneira bem grandiosa, porque as atividades foram interligadas. Durante a visita mediada, pude expor aos participantes alguns potenciais educativos que o acervo possui para trabalhar ciências, uma das áreas é a biologia, e, a partir disso, eles escolheram uma peça para darem início a oficina”, esclareceu Dirceu.

O Museu das Culturas Dom Bosco é localizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande e está aberto para visitação em um novo horário: de terça-feira ao sábado, das 8h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3903 ou pelo site www.mcdb.org.br.

Sobre a Rede Nacional Leopoldo

A rede foi idealizada pelo professor Leopoldo de Meis, com o objetivo de aproximar a universidade do ensino público buscando novos caminhos para um ensino eficiente, dinâmico e atraente. Criada em 1985 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente a instituição é constituída por 34 grupos, vinculados a 21 instituições de ensino e pesquisa distribuídas em 12 estados da Federação.