Obra adaptada de Shakespeare aborda confusões na fronteira Brasil-Venezuela

25/11/2019 - 11:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Entrada será gratuita

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Irmãos gêmeos idênticos que não se conhecem mas que se encontram na mesma cidade e provocam desencontros e confusões. A partir desse argumento, o grupo teatral Senta que o Leão é Manso, da Universidade Católica Dom Bosco, encena a peça Comédia dos erros, de William Shakespeare. A apresentação será na próxima terça-feira (26), às 19h30, no teatro Glauce Rocha, com entrada gratuita. A peça foi adaptada por Gillianno Mazzetto e é dirigida por Roberto Figueiredo.

A peça foi escrita pelo dramaturgo inglês e encenada pela primeira vez em 1594 — e é tida como a primeira de Shakeaspere. Nesta montagem, a trama acontece na fronteira entre Brasil e Venezuela e as confusões envolvem dois pares de gêmeos idênticos que, separados no nascimento, desconhecem a existências uns dos outros. Ao encontrarem-se com outras pessoas que os confundem, a confusão tem início. “Shakespeare é comumente conhecido pelas tragédias, tais como Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear, mas esse texto escolhido é uma comédia. São sucessões de desencontros que nos levam a questionar: por que constantemente nos separamos, vemos casos de segregação, se somos iguais?”, explicou Mazzetto.

O diretor da peça, Roberto Figueiredo, optou por um elenco exclusivamente masculino. “No século XIV, somente homens eram atores. Apesar de termos personagens femininos na obra, optamos por uma montagem tal qual foi encenada pela primeira vez”, destacou.

 

O grupo

Senta que o Leão é Manso é o grupo teatral da UCDB e é a mais antiga companhia de Mato Grosso do Sul, com 37 anos de atividades. Formado exclusivamente por acadêmicos da Instituição, tem sido responsável pela formação de muitas gerações de profissionais, que encontram no teatro um complemento para a formação, com cultura, oratória, convivência em grupo e todos os benefícios resultantes dos ensaios e apresentações.

Assim como o Senta, a UCDB mantém outros quatro grupos culturais, que se apresentam em eventos acadêmicos e também quando convidados para eventos externos: Coral UCDB, Ararazul (dança), Aves Pantaneiras (música regional) e Grupo Musical (instrumentos de cordas e percussão) — todos são ligados à Área de Cultura e Arte, da Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários.