Nota de pesar: Professora Lucy Ratier da UCDB morre aos 62 anos

27/02/2023 - 8:41 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

É com imenso pesar que a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) comunica o falecimento da professora Lucy Nunes Ratier ocorrido na noite de ontem (26), aos 62 anos, vítima de uma parada cardíaca, enquanto se recuperava de um infarto sofrido há duas semanas. Ela era natural de Ponta Porã (MS) e deixa um filho.

 “Uma mulher forte, sensível, que com a Psicologia  tocou a vida de muitas pessoas. Ela faz parte da Psicologia Sul-mato-grossense e deixará muitas saudades para a família, alunos, ex-alunos e colegas de profissão”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia da Católica, professora Flávia Feroldi.

A professora Lucy Ratier atuava como docente na Católica há mais de 35 anos, sendo responsável pela área de pronto atendimento psicológico ao acadêmico no ASA (Atenção à Saúde Acadêmica), era membro do corpo editorial da Revista Psicologia e Saúde e supervisora de estágio na área de Psicologia Escolar para turmas dos últimos semestres do curso de Psicologia da UCDB, além de ter sido coordenadora do curso.

Em novembro do ano passado, o nome dela foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em comemoração aos 60 anos de regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil. 

Ela possuía experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Era graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), especialização em Formação em Sócio Psicomotricidade Ramain Thiers pelo Centro de Estudos Simone Ramain (1992), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Psicologia Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). 

O velório terá início às 11 horas em uma das capelas do Cemitério Jardim das Palmeiras, onde também será sepultada às 16h40.