Museu das Culturas Dom Bosco traz programação diferenciada durante a 17ª Semana Nacional de Museus

07/05/2019 - 11:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei e Carine Ferrari

Museu das Culturas Dom Bosco fica dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Entre os dias 14 e 20 deste mês, o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB) traz uma programação diferenciada para o público como parte da 17ª Semana Nacional de Museus — evento realizado simultaneamente em todo Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Nesta edição, o evento propõe um debate sobre “Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições”. A ideia é promover uma reflexão a respeito do papel dos museus como centros que emanam e, ao mesmo tempo, recebem práticas, costumes e pensamentos da cultura regional. 

Em Campo Grande, no dia 14 de maio, às 19h acontece a abertura oficial na Plataforma Cultural (Avenida Calógeras), com a exposição Arte Transforma, organizada pela Área de Cultura e Arte da UCDB.

Programação Museu das Culturas Dom Bosco

Ações educativas, como exibição de vídeos e manuseio de réplicas, além de visitas mediadas serão oferecidas para o público pelo Museu das Culturas Dom Bosco entre os dias 14 e 17 de maio, das 8h30 às 16h. Além disso, no dia 15 (quarta-feira), às 8h, haverá uma palestra sobre “Etno iconografia”, ministrada pelo egresso da UCDB Neimar Kiga Bororo.

Feira de artesanato indígena também é outra atração do museu. A partir de 14 de maio até dia 18 do mesmo mês, serão expostas peças das etnias bororo, terena e kadiwéu, junto com produtos em madeira, fibras e cerâmica. O espaço pode ser visitado pelo público das 8h às 16h30.

No dia 18 (sábado), também das 8h às 16h30, o Museu das Culturas Dom Bosco vai estar aberto para a visitação gratuita.  Por fim, no dia 20 do mesmo mês (segunda-feira), o coordenador geral do MCDB e docente do curso de História da Católica, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, coordena, junto com a docente da Universidade de São Paulo (USP) Emília Mariko Kashimoto, a mesa-redonda “Um brinde ao museu”. O debate será realizado a partir das 19h, no Saideira Classic Bar — Rua Dom Aquino, nº2331.

O Museu das Culturas Dom Bosco fica no Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3903. A programação completa da Semana Nacional de Museus em Campo Grande pode ser conferida por meio do site do evento, basta clicar aqui.