Museu das Culturas Dom Bosco é sede do Simpósio do Patrimônio Cultural Indígena

05/12/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) será palco, nesta quinta-feira (6), a partir das 7h30, do 1º Simpósio do Patrimônio Cultural Indígena promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul (Iphan/MS), com a participação de representantes indígenas, educadores, pesquisadores e representantes de entidades envolvidas na salvaguarda do bem cultural indígena do Estado. O Museu está localizado na Avenida Afonso Pena, 7000, dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

O Simpósio ampara-se em ações compartilhadas, dialogando e refletindo sobre o universo tangível e intangível, com palestras, rodas de conversas e a realização de quatro oficinas práticas cujas temáticas são: Etno Design, Cerâmica Indígena, Pintura em cerâmica Guarani e Desafio da Preservação da Arte Kadiwéu, que serão abertas para a comunidade.

Também será palco ainda da exibição do documentário “As Matriarcas Rezadeiras”, ocasião em que as matriarcas estarão presentes, em companhia da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) e da ONG Casa dos Ventos. Na oportunidade, será lançada a Pedra Fundamental para a constituição de Centro Audiovisual Indígena no Museu da Imagem e do Som.

Como fruto intrínseco e primordial do Simpósio, será a constituição um GT que apontará as discussões para a salvaguarda e para a educação patrimonial indígena no estado de Mato Grosso do Sul, assim como a elaboração de uma Carta de Patrimônio Indígena. Inscrições para a participação das oficinas poderão ser feitas através da página do Iphan/MS no Facebook. Para mais informações (67) 3382-5921.