Museu das Culturas Dom Bosco é opção de lazer e conhecimento durante as férias

16/07/2019 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Parte do acervo de etnologia do Museu das Culturas Dom Bosco

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Se você tem interesse em conhecer mais sobre os povos indígenas e também a respeito de ciências naturais, aproveite as férias para conhecer o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). Localizado no Parque das Nações Indígenas, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, o espaço fica aberto de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30. É cobrada a tarifa social de apenas R$ 5,00 para adultos e crianças acima de oito anos.

Ao todo, o MCDB reúne dois acervos. Voltada para etnologia e arqueologia, uma das coleções é de longa duração e apresenta ao público aproximadamente oito mil peças de várias etnias indígenas. Dentro do acervo há itens de povos do norte e centro do Brasil, como Bororo, Xavante e Carajá; de Mato Grosso do Sul (ex: Terena e Kadiwéu) e também de tribos amazônicas, entre elas Tukano, Desano, Kobeo e Povos do Rio Uaupés. Já o outro acervo é temporário e abrange a área de ciências naturais. No espaço, há vários animais taxidermizados que compõem a fauna do Cerrado e Pantanal, além de fósseis e coleções entomológicas.

Para escolas e instituições de ensino que desejam apresentar o museu para os estudantes durante os semestres letivos, o MCDB oferece a visita guiada. Os interessados devem fazer o agendamento com antecedência por meio do e-mail  info@mcdb.org.br. Nos dias de semana, a equipe do museu recebe as turmas tanto de manhã quanto a tarde, já aos sábados somente o período vespertino é disponibilizado. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3903.