Mulheres fazem exames de mamografia e preventivo na UCDB

11/11/2019 - 8:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Muitas mulheres aproveitaram a presença da carreta do Hospital do Amor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na sexta-feira (8), para cuidar da saúde fazendo gratuitamente os exames de mamografia e preventivo.

Maria Valni da Silva, 56 anos, foi a primeira a chegar e fez o preventivo, pois estava com a mamografia em dia. “Gostei bastante do atendimento”, destacou. Ela aproveitou para agendar uma consulta na Clínica-Escola de Enfermagem para cuidar de outros sintomas também. Os resultados dos exames serão encaminhados para a residência das pessoas.

Já a dona de casa Dona Valdete Oliveira Cardoso, 51 anos, que mora em Corumbá (MS), ficou sabendo pelo filho, acadêmico da Católica, que haveria o atendimento e agendou a mamografia e o preventivo. “Eu já tive dois tumores benignos nos seios há 25 anos, então é preciso sempre fazer o acompanhamento. O atendimento foi muito bom e isso nos dá mais segurança”.

Enquanto as pacientes aguardavam o atendimento, elas foram abordadas pelas alunasdo 6º semestre do curso de Enfermagem, Bruna Rodrigues, Sthefanny Nariai e Mariani Dan, que repassavam informações sobre os sinais de alerta do câncer de mama, fruto de um trabalho acadêmico. “Mostramos neste trabalho os sinais indicativos, de alerta, do câncer de mama para que as mulheres possam buscar ajuda. Desta forma, elas podem verificam se tem alguma alteração”, explicou a acadêmica Bruna.

O trabalho foi muito elogiado pelas enfermeiras que atendem na Carreta do Hospital do Amor, que acabaram solicitando-o como doação para que ele seja levado e apresentado em todas as reuniões feitas Mato Grosso do Sul (veja foto). O trabalho é parte da disciplina da Saúde da Mulher 1”, ministrada pela professora Eliny Salazar.

Paralelamente ao atendimento das mulheres, os homens também participaram de palestras com um urologista. O evento foi organizado pelas professoras Úrsula Vilella Andrade e Eliny Salazar.