Mestre em Desenvolvimento Local lança livro no Festival América do Sul Pantanal

20/11/2019 - 14:00 - UCDB

Fonte: Divulgação

Autores participaram de "banquete literário" (Foto: Divulgação)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Marcelo Silva de Oliveira, aluno egresso do mestrado do Programa Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da UCDB, lançou o livro intitulado “Estrada Parque Pantanal: estrada da integração”, no 15º Festival América do Sul-Pantanal, no último dia 15 de novembro, no Moinho Cultural de Corumbá.

O conteúdo da obra foi extraído de sua dissertação, defendida em 2016, sob orientação da professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat. Seu lançamento ocorreu na programação do “Quebra Torto Literário”, uma forma de banquete literário em que os autores convidados têm a oportunidade de apresentar suas obras aos participantes do festival, submetendo-as a debates e reflexões.  Representou um momento de contato direto com os autores de várias obras de interesse do Pantanal, incluindo narradores, poetas, cantadores e pesquisadores.

Marcelo teve a oportunidade de dividir a mesa com o escritor e professor uruguaio Fabian Severo Gonzales, conhecido pelos prêmios já conquistados em seu país, além do escritor Nelson Urt, jornalista corumbaense, qua atuou em jornais como “O Estado de São Paulo”, “Diário Popular”, e também Samuel Medeiros, autor sul-mato-grossense. A mesa foi mediada por Rosangela Villa.

O mestre em Desenvolvimento Local aborda em sua obra sobre a Estrada-Parque Pantanal, transformada em Área de Interesse Turístico (AEIT) em 1993, com o objetivo de promover a prática do turismo e preservar o patrimônio natural e cultural. Conclui sobre a necessidade urgente  de se repensar o modelo de área protegida da EPP e a concretização das proposições feitas a essa área protegida. Ainda aponta diretrizes que melhor favoreçam, além da proteção do ambiente e a recepção e segurança do turista, o desenvolvimento humano e a inclusão social das duas comunidades nela inseridas: Porto da Manga e Passo das Lontras.

O festival foi realizado com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e patrocínio da Energisa, Vale, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, entre os dias 14 e 17 de novembro.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica