MCDB realiza hoje mesa-redonda sobre Política Nacional de Educação Museal

19/09/2018 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Museu das Culturas Dom Bosco fica dentro do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nesta quarta-feira (19), às 13h, o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB) realiza uma mesa-redonda, mediada pelo coordenador da Instituição, professor Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen, com o intuito de proporcionar aos profissionais, estudantes e pesquisadores de várias áreas do conhecimento a troca de experiências e informações a respeito da Política Nacional de Educação Museal.

Participam do debate a mestranda da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Bruna Ferreira que falará sobre o “Uso do museu no ensino de ciências”; a representante do Museu de Arqueologia da UFMS Laura Pael; e o professor de História de duas escolas municipais em Campo Grande Hugo Cézar Fernandes Gondim com o tema “Danças circulares e atividades dentro de museus”.

A ação é uma das atividades realizadas pelo MCDB como parte da 12ª edição da Primavera dos Museus — temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus  (Ibram) com programações temáticas que acontece simultaneamente em 900 instituições de todo o Brasil. Desde ontem (18) até sexta-feira (21), o cronograma especial inclui, das 8h às 10h, a atividade “Contação e História” realizada por acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que integram o setor educativo do museu.

Também no mesmo período serão oferecidas visitas guiadas com ações programadas de educação ambiental e patrimonial — grupos interessados em participar devem fazer agendamento prévio. Por fim, no sábado (22), o MCDB oferece visitação gratuita ao público. Para obter mais informações entre em contato com o museu por meio do número (67) 3312-3903.

Sobre a 12ª edição da Primavera dos Museus

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, baseado no caderno da Política Nacional de Educação Museal, lançado em junho de 2018, a proposta da iniciativa este ano é incentivar o debate a respeito do potencial educativo das heranças presentes nos acervos brasileiros, além de difundir os princípios e diretrizes desta política que visa nortear, principalmente, gestores e docentes.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna