Maratona de Programação abre EngTech Experience nesta segunda-feira

27/05/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Como foi realizada no Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação de 2018, maratona de programação será promovida na EngTech Experience

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Começa hoje (27), a partir das 10h, a EngTech Experience — primeira mostra de robótica, automação e programação — promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em parceria com o Shopping Norte Sul Plaza. Neste primeiro dia, o evento promove na Praça Central do estabelecimento comercial uma Maratona de Programação voltada para os universitários. Já na terça-feira (28), a disputa vai ser entre estudantes do ensino médio.

Em 12 horas, as equipes terão que desenvolver estratégias e solucionar problemas apresentados pela organização.  No mesmo formato, também será promovida uma Competição de Robótica, na quarta-feira (29), para acadêmicos e, na quinta (30), para os alunos das escolas inscritas. “Os times terão que usar linguagem de programação para finalizar o desafio. Vale ressaltar que, além de resolver a questão, isso deve ser feito com eficiência”, ressaltou o coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Marcos Alves.

A EngTech segue até domingo (2) e ainda traz outras atividades para os visitantes. Durante a exposição, acadêmicos e docentes, não só de Tads, mas também de Design e das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Computação apresentam itens desenvolvidos na Católica, como uma impressora 3D e uma fresadora, utilizada para moldar metal. Além disso, carros de corrida feitos pelos extensionistas a partir dos projetos Fórmula Universitária e Fórmula Baja SAE para disputas nacionais serão expostos.

“É uma maneira de aproximarmos da sociedade aquilo que é feito na Universidade. Também queremos mostrar que qualquer um pode construir e desenvolver o que quiser, basta ter conhecimento para isso”, comentou o coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica, Uender da Costa Faria.

Métodos pedagógicos utilizados pela UCDB para a formação dos acadêmicos também serão apresentados ao público, como o projeto Programação-Robótica, coordenado pela professora Ana Karina Vieira da Silva, no qual os universitários ensinam linguagem de programação e robótica para estudantes do ensino médio, e o Laboratório de Software da UCDB, gerenciado pelo docente Virmerson Bento dos Santos, que proporciona ao acadêmico a oportunidade de desenvolver sistemas voltados para atender clientes reais.

“Vamos levar para o Norte Sul Plaza o ambiente de programação que utilizamos na Universidade. São iniciativas que envolvem bastante a prática da profissão e promovem a formação completa dos nossos acadêmicos para uma área que está em constante crescimento e carece de profissionais competentes”, expôs Marcos.

Vestibular de Inverno UCDB 2019

Durante a EngTech Experience, estudantes interessados em ingressar na UCDB também terão a oportunidade de fazer a inscrição para o Vestibular de Inverno 2019. Nesta edição, são oferecidas 35 opções de cursos de graduação presencial e outras 21 opções a distância que envolvem todas as áreas do conhecimento. As provas serão aplicadas no dia 23 de junho, no campus Tamandaré. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ucdb.br/vestibular.