Levantamento aponta que Biblioteca da UCDB possui mais de 300 mil exemplares literários

28/01/2020 - 10:00 - UCDB

Fonte: Carine Ferrari

Colaboradores da biblioteca fizeram o levantamento dos itens que compõem o acervo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

São 133 mil títulos que equivalem a mais de 300 mil exemplares literários — o número traduz a quantidade de itens que compõem a Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, localizada no campus Tamandaré. O acervo foi contabilizado neste mês, quando colaboradores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que atuam no local fizeram um levantamento para verificar a qualidade física dos livros, além de identificar aqueles que estão presentes na biblioteca, mas não foram registrados.

De acordo com a gestora da biblioteca, Mourâmise de Moura Viana, o trabalho veio, principalmente, para melhorar, ainda mais, o atendimento ao público. “É sempre importante verificar possíveis inconsistências no sistema, pois pode acontecer de um título aparecer no acervo digital como disponível para o acadêmico e quando ele for em busca, não encontrar”, esclareceu a gestora.

Filosofia, Jornalismo e Direito foram algumas das áreas que passaram por avaliação e, além da qualidade física dos livros, também foi avaliado a atualidade do conteúdo apresentado por cada título. “Aqueles que estão danificados são levados para restauração, já os que estão desatualizados são retirados do acervo”, pontuou Mourâmise. 

Além de livros, o acervo da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro é composto por coleções de periódicos, monografias, dissertações e até mesmo mapas. O espaço também conta com itens raros — são 2,6 mil exemplares que ficam em um espaço reservado e trazem, principalmente, conteúdos voltados para as áreas de Filosofia, Direito, Teologia, História Literatura, Educação e Geografia.

No caso do acervo de itens raros, é obrigatório o uso de luvas e máscara para manusear as obras, além disso, a consulta é permitida apenas no local, o empréstimo não é autorizado. O pesquisador pode utilizar o espaço durante todo o horário de funcionamento da biblioteca e tem acesso à um computador para consulta de títulos e busca por assuntos de interesse.

Durante o período de férias, a biblioteca permanece aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h20 às 17h e, aos sábados, das 7h20 às 13h. A partir do dia 12 de fevereiro, início do ano letivo na Instituição, o espaço passa a funcionar durante a semana (com exceção de sábado) até às 22h.

Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (67) 3312-3554.

Texto sob a supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica