Indique a um amigo

Inclusão da pessoa surda é abordada por mestranda em Desenvolvimento Local

30/03/2017 - 11:00 - UCDB

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Jocimara Paiva Grillo, discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu, na terça-feira (28), a dissertação produzida durante o curso. A mestranda trabalhou o tema A inclusão da pessoa surda no desenvolvimento local e, foi orientada pelo docente do programa, Dr. Heitor Romero Marques.

Com base na experiência de ser casada com um deficiente auditivo e, também, por atuar como voluntária por 19 anos na Pastoral do Surdo, Jocimara traz na dissertação, além da fundamentação teórica, as situações que já presenciou. “Durante toda minha pesquisa, o que mais me impactou foi o discurso do surdo de como ele se sente e o desabafo por autonomia”, contou a mestranda. O trabalho abordou, inclusive, a retrospectiva histórica da inclusão da pessoa surda, a relação do intérprete com a pessoa surda entre outros assuntos.

Banca examinadora foi constituída pela professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Dra. Celi Correa Neres e pelas docentes da Católica professora Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho e professora Dra. Luciane Pinho Almeida. Estiveram presentes, também, membros da Pastoral do Surdo de Campo Grande que assistiram a banca por intermédio de uma intérprete de Libras. Mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento local ligue: (67) 3312-3612.

 

Notícias


23/05/2018 - 12:00 - UCDB

UCDB promove troca de figurinhas amanhã, no intervalo das aulas

Ponto de encontro será na entrada principal do campus Tamandaré


22/05/2018 - 07:00 - UCDB

Professor e acadêmicos da UCDB são destaque no Startup Weekend Campo Grande 2018

Evento foi promovido nos dias 18, 19 e 20 deste mês


22/05/2018 - 06:00 - Mestrados e Doutorados

Tese desenvolvida na UCDB identificou que a saliva do carrapato-de-boi causa efeito anti-inflamatório e analgésico

Pesquisa foi feita pela doutoranda em Biotecnologia, Danieli Fernanda Buccini