Imposto de renda e CPF é tema de live realizada nesta segunda-feira pela UCDB

11/05/2020 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nesta segunda-feira (11), às 18h, a coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na modalidade presencial e a distância, Lucélia Tashima, vai abordar o tema “Imposto de renda e CPF” em uma live transmitida, às 18h, por meio da página oficial da UCDB no Instagram.

Junto com Lucélia, também falam sobre o assunto Henry Tamashiro de Oliveira, delegado-adjunto da Receita Federal, em Campo Grande; Leandro Tortosa Sequeira, coordenador do curso de Administração da Católica, e Fortunato Lopes Bennett, docente dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da UCDB.

Um dos temas abordados é a questão da regularidade do Cadastro de Pessoa Física, algo que, em abril deste ano, foi uma medida exigida pelo governo federal para que a pessoa pudesse ter acesso ao auxílio emergencial, criado para amenizar a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. “Posteriormente, o decreto presidencial que falava da obrigatoriedade da regularidade do CPF para o recebimento deste benefício caiu por terra e um dos gargalos que a Receita Federal tem é esta questão da regularização dos documentos, pois isso é algo muito comum. O cadastro da pessoa torna-se irregular quando ela casa, divorcia-se ou possui alteração no nome, por exemplo. Isso tudo interfere diretamente no CPF que é o documento de identidade nacional da pessoa física e, consequentemente, esta irregularidade também afeta na hora de fazer a declaração do imposto de renda. Então, na live, vamos falar bastante a respeito desse assunto”, esclareceu Lucélia.

Mudanças e prazos referentes ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF 2020) também é outro tema que vai ter espaço reservado durante a transmissão ao vivo. “Eu e os professores vamos esclarecer as dúvidas do público e, além disso, com a presença do delegado-adjunto da Receita Federal iremos falar sobre os números de Mato Grosso do Sul relacionados à entrega da declaração. Outra questão é como as pessoas podem resolver as dificuldades de acesso ao informe de rendimento, já que muitas empresas estão com parte administrativa funcionando em home office”, pontuou a coordenadora.