Gestantes do projeto Bem Gestar mantém atendimentos on-line

12/05/2020 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O projeto de extensão Bem Gestar da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em tempos de quarentena por conta do novo coronavírus, mantém os encontros semanais de forma on-line com as gestantes e mães de recém-nascidos com até 45 dias de vida, coordenados pelas professoras Márcia Rotta, profissional de Educação Física e Fisioterapeuta, e Eliny Salazar, enfermeira com especialização em Enfermagem Pediátrica e Hematologia e mais as professoras Marla Ribeiro (Coordenadora do curso de Farmácia da UCDB), Ana Karina Modolo (Nutrição) e Claudia Diniz (Educação Física). Nesta terça-feira (12), às 14 horas, o tema do encontro com 28 participantes do programa será sobre a maternidade e a Covid-19, já que o Ministério da Saúde também incluiu gestantes e puérperas no grupo de risco. 

“Nesse encontro vamos sanar dúvidas das gestantes e puérperas sobre o novo coronavírus, com relação a maternidade, sobre a hora do parto, informar que o sistema de atendimento para a gestante é totalmente diferente dos profissionais que estão atendendo aos infectados pela Covid-19, reforçar a importância da vacinação contra a influenza, pois temos uma série de vírus respiratórios, principalmente a H1N1, entre outros temas”, explica a professora Eliny Salazar.

Na semana passada, os integrantes do projeto, que também participam do encontro virtual,  passaram por capacitação para abordar o tema. “Estamos nos baseando nas recomendações do Ministério da Saúde, em artigo publicados nas revistas científicas para embasar as orientações repassadas às gestantes e puérperas. Contamos com o auxílio de um infectologista e também  realizamos teleatendimentos em enfermagem, autorizados pelo Conselho de Enfermagem, com análise de exame laboratorial e orientações tanto para gestantes quanto para mães de recém nascidos que perguntam sobre vacinas, papinhas, dietas. Só não fazemos exames físicos”, esclarece.

Ela informa ainda que uma parceria da UCDB com a Vide Vida, tem fornecido e entregue na casa das gestantes, florais para melhora da imunidade, diminuição de estresse e ansiedade. As reuniões semanais são realizadas pelo Google Meet https://meet.google.com/rpm-vukz-zmy e estão abertas para quem também não integra o programa, mas que podem se interessar assim que a pandemia passar. Mais informações pelo telefone (67) 99611-2526 (acadêmica Eduarda Lorenzoni).