Filme sobre santo católico morto no Holocausto é lançado na UCDB dia 21

12/11/2019 - 11:00 - UCDB

Fonte: Milícia da Imaculada

Cena do documentário Duas Coroas (Foto: Divulgação)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O ano de 2019 marca os 80 anos de invasão da Polônia pela Alemanha. Em meio a Segunda Guerra Mundial mais 6 milhões de judeus poloneses foram mortos pelo regime nazista de Adolf Hitler. Foi o chamado Holocausto, uma página cruel da história da humanidade.

Entre as milhões de vítimas deste genocídio está o nome de Maximiliano Kolbe, um padre e um santo, cuja história é narrada no filme “Duas Coroas”, com estreia prevista para 28 de novembro no Brasil.

Pe. Kolbe morreu em 14 de agosto de 1941, após duas semanas de isolamento no bunker da fome, castigo que se ofereceu em receber para salvar a vida de um pai de família. O nome do homem salvo pelo santo era Franciszek Gajowniczek, católico, nascido no vilarejo polonês de Strachomin e que morava em Varsóvia desde 1921. Tinha mulher e dois filhos e, como soldado, defendera o seu país durante a invasão nazista de setembro de 1939.

Capturado pela Gestapo, Gajowniczek foi escolhido ao mero acaso para ser executado após a fuga de outro prisioneiro. Seu desespero ao pensar no futuro da família foi ouvido pelo padre polonês, que livremente se ofereceu para trocar de lugar com aquele homem. Foi solto depois de quase seis anos, recebendo a notícia de que seus filhos haviam morrido durante um bombardeio soviético sobre a Polônia, pouco tempo antes da sua libertação. Ainda consternado pelo fato, Gajowniczek decidiu dedicar-se a testemunhar e divulgar o que lhe havia acontecido: um santo homem dar a vida em seu lugar.

Franciszek Gajowniczek foi convidado pelo Papa Paulo VI ao Vaticano por ocasião da beatificação de Maximiliano Kolbe em outubro de 1971 e, em 10 de outubro de 1982 também esteve presente na cerimônia de canonização do santo polonês. Segue seu relato:

“No dia 30 de julho de 1941, no campo de concentração de Auschwitz, um oficial alemão mandou os homens de algumas barracas fazerem fila, porque um prisioneiro tinha escapado. Queriam dar uma lição a todos para que tivéssemos medo de fugir. Alguns homens iam ser escolhidos para morrer.

O oficial parou na minha frente, apontou para mim e eu soube que tinha sido escolhido para a morte. ‘Eu perdi a minha mulher’, falei para o oficial, ‘e agora os meus filhos vão ficar órfãos’!

Foi aí que o sacerdote prisioneiro saiu do grupo dos outros presos e disse: ‘Eu quero ir no lugar deste homem. Ele tem família. Eu não tenho ninguém. Sou um sacerdote católico’.

(…) Os dez foram levados, despidos e trancados num porão para morrer de fome. No dia 14 de agosto de 1941, quatro deles ainda não tinham morrido, inclusive o padre. Então [os nazistas] injetaram veneno neles.

Este sacerdote é o padroeiro de todos os necessitados! Ele é o padroeiro daqueles que precisam de ajuda!”.

Franciszek Gajowniczek morreu em Brzeg no dia 13 de março de 1995, aos 93 anos.

 

Filme Duas Coroas

A biografia de Maximiliano Kolbe é apresentada no documentário polonês Duas Coroas com estreia programada para 28 de novembro nos cinemas brasileiros.

A produção polonesa traz detalhes da vida do santo fundador da obra internacional Milícia da Imaculada e que morreu num campo de concentração para salvar um pai de família.

Dirigido pelo polonês Michal Kondrat, o filme tem uma abordagem para além da dramatização e sob de um ponto de vista histórico traz informações até então pouco conhecidas sobre a vida e obra do santo.

Duas Coroas chega ao Brasil pela Kolbe Arte Produções e o trabalho de adaptação e acessibilidade tem a assinatura da Render Brasil, uma produtora do Mato Grosso do Sul. No cenário atual, diante uma sociedade dividida, em que as pessoas brigam entre si por temas controversos, Kolbe nos fala sobre a construção do mundo através do diálogo, de atitudes verdadeiras e amor ao próximo.

Pode ser um assunto desafiador, mas falar de amor tem um poder de transformação humana e social .Estamos em fase de divulgação do projeto no Brasil e seria de grande valor contar com vocês para melhor promover este filme que alia conhecimento, cultura, fé e esperança, elementos tão necessários em nossos dias.

As pré-estreias no Brasil acontecem de 20 a 27 de novembro e o lançamento nacional será no dia 28, nas principais capitais brasileira. A presidente internacional da MI, Angela Morais está disponível para entrevistas, assim como os freis da Ordem dos Frades Menores Conventuais, a mesma de Maximiliano Kolbe.

Para baixar os spots, trailers do filme, basta acessar esse site e entrar na aba “Imprensa”: www.filmeduascoroas.com.br .

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna