Em formato de talk show, seminário realizado pela TV Morena e UCDB aborda a transparência da informação

21/09/2018 - 7:30 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Seminário "A transparência da informação" foi realizado no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

"A transparência da informação" foi tema do seminário promovido, na noite desta quinta-feira (20), pela TV Morena — afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul — e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré. Em formato de talk show, três membros de diferentes áreas dos poderes judiciário e executivo foram convidados para falar sobre o assunto pertinente no contexto atual em que, frequentemente, as informações são divulgadas com rapidez, sem rigoroso controle da veracidade.

Logo na abertura do evento, por meio de um vídeo, o Reitor da Católica, Pe. Ricardo Carlos, deu boas-vindas aos participantes e enfatizou a relevância da discussão. "Nem sempre aquilo que está nas redes sociais é real e precisamos ter o cuidado e o interesse de verificar se aquilo, de fato, aconteceu. Isso é um exercício da cidadania, ainda mais agora que estamos em período eleitoral. Temos que ter essa atitude para que possamos fazer uma escolha consciente dos candidatos", pontuou o Reitor.

Na data, a coordenadora do curso de Jornalismo da UCDB, Inara Silva, também por meio de um vídeo, expôs ao público como os futuros jornalistas são preparados para lidarem com este cenário e o importante papel da profissão no contexto. "Temos uma preocupação em formar jornalistas que saibam enfrentar o fenômeno das fake news — informações falsas disseminadas propositalmente com o intuito de beneficiar uma instituição ou alguém. Eles aprendem a filtrar os conteúdos, fazer a verificação e checarem para saber de onde a informação saiu e transmitirem aquilo que é verdadeiro, por isso o jornalismo é tão essencial”, afirmou Inara.

Apresentado pela jornalista Jaqueline Naujorks, o talk show foi transmitido ao vivo pela página do G1 MS e trouxe como convidados para falarem sobre transparência da informação, a juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) Elizabete Anache; o juiz do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) José de Andrade Neto; e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ronaldo Chadid.

Os convidados expuseram como é feito o rastreio de quem emite informações no âmbito digital e as consequências que essa pessoa pode sofrer caso alguma legislação seja infringida. Além disso, foi falado também a respeito do portal da transparência em que os governantes devem apresentar as os investimentos públicos para a população.

De acordo com o diretor executivo da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), Nicomedes Silva Filho, o seminário veio com o intuito de alertar as pessoas sobre o cenário em que vivemos. “A população deve tomar cuidado ao compartilhar qualquer tipo de informação e, a partir do evento, quisemos contribuir com essa conscientização”, comentou Nicomedes.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna