Egresso da UCDB tem startup selecionada para participar de programa de aceleração no Chile

09/08/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Carine Ferrari

Renato Borges criou um sistema operacional agrícola que monitora lavouras via imagens de satélite

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Renato Borges, egresso do curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), é fundador e CEO da startup “Agrointeli” — uma das selecionadas para participar, neste ano, do programa de aceleração da “Startup Chile”, considerada uma das melhores aceleradoras da América Latina.

“É uma grande oportunidade, pois o Chile é o terceiro maior mercado de agronegócio da América Latina e o programa de aceleração nos coloca literalmente na ‘cara do gol’ para que possamos apresentar o nosso produto para os investidores chilenos, além de nos ajudar a localizar pontos fracos e solucionar esses problemas fazendo com que a gente desenvolva um mercado de vendas no Chile”, comemorou Renato.

Voltado para o agronegócio, o empreendimento de Renato fornece um sistema operacional agrícola que monitora a fazenda do produtor por meio de imagens de satélites. A plataforma organiza e aponta informações detalhadas sobre previsões metereológicas, dados de maquinários e modelos agronômicos, além de permitir o acompanhamento do desenvolvimento da lavoura desde o plantio até a colheita.

“Todos esses dados são combinados e, a partir deles, o produtor pode perceber maneiras de reduzir custos e aumentar a produtividade. É um trabalho complexo feito de forma mais prática e fácil. Sem falar que com o programa, ele pode deixar a caderneta de lado, e anotar tudo o que precisa no próprio sistema. Todos os dados ficam armazenados na nuvem e é possível acessá-los em qualquer lugar do mundo que tenha internet”, esclareceu Renato.

Criada em 2017 com o suporte do Living Lab — projeto colaborativo do Sebrae-MS em parceria com 42 instituições públicas e privadas —, a empresa já monitora mais de 160 áreas distribuídas em 12 estados brasileiros. Por vir de uma família de produtores rurais, Renato enxergou a possibilidade de negócio nas dificuldades enfrentadas pelo pai e avô. “Cresci vendo os problemas que minha família passava e após terminar meu mestrado em computação no Rio Grande do Sul, voltei para o estado e vi uma oportunidade a ser explorada”, pontuou o empreendedor.

Além da Agrointeli, 61 statups de 12 países diferentes participam do programa de aceleração Startup Chile, que tem duração de 9 meses. No final, os empreendimentos que tiverem o melhor desempenho serão escolhidos para participar de um evento e expor os serviços oferecidos para investidores. “É uma grande oportunidade de crescer no mercado internacional”, enfatizou Renato.

Informações sobre o curso de Engenharia de Computação da UCDB podem ser adquiridas por meio do número (67) 3312-3495.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.