Drive-thru UCDB é aberto para agilizar vacinação contra Covid

22/06/2021 - 10:24 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Quando o Brasil atinge a trágica marca de 500 mil mortos pela Covid-19, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) trazem uma notícia alentadora: Campo Grande terá a partir desta quinta-feira (24) mais um ponto de imunização na Capital, no campus da UCDB, que deve agilizar a imunização da população, beneficiando principalmente moradores da região Norte da cidade.

A abertura acontecerá às 9h30, com a presença do prefeito Marquinhos Trad, o secretário municipal José Mauro Filho e do Reitor em exercício da Católica, Ir. Rafaelle Lochi. Os boxes de imunização foram montados nas quadras cobertas, ao lado das Clínicas-Escola.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, destaca a importância do momento: “Desde o início da pandemia, a UCDB fez inúmeras ações de auxílio à população. Agora, abrimos nossas portas novamente e estamos dando todo apoio para que a Sesau faça um grande ponto de vacinação dentro do nosso campus. Em um primeiro momento, nossos acadêmicos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina estão auxiliando nas aplicações, e alunos de outros cursos estão na parte administrativa. É um esforço conjunto para que a cada dia mais pessoas sejam imunizadas”.

Acesso ao Drive

A população deve ficar atenta ao trajeto de acesso ao portão de entrada do Drive thru UCDB. A entrada dos carros será pela Rua Marechal Câmara, que é paralela à Avenida Tamandaré.

Para acessar a Rua Marechal Câmara, o condutor que segue pela Tamandaré sentido centro-bairro pode virar à direita em qualquer via a partir da Rua Tenente Lira, seguir mais duas quadras e virar à esquerda. Para evitar o trânsito intenso, a melhor opção é acessar essa nova via, recém-asfaltada. Veja o mapa.

Logo na entrada, os condutores passarão por triagem. A orientação é que todos que se dirigirem para qualquer um dos pontos de vacinação da cidade já tenham feito o cadastro pelo site.

Já dentro do campus, os condutores terão uma via exclusiva até as quadras, onde acontecerá a imunização. A saída será por uma via lateral à Clínica Escola, direto na Avenida Tamandaré, sem cobrança de estacionamento.

A comunidade acadêmica que frequenta a UCDB, por sua vez, continuará entrando pela guarita do bloco A (Rua Santo Acúrsio), como de costume. Os dois públicos terão vias e estacionamentos distintos.

Atualmente, Campo Grande conta com três drives thrus: no Parque Ayrton Senna (região Sul), Cassems e Albano Franco, estes dois últimos na região do Prosa. A escolha pela UCDB foi em resposta às iniciativas da própria universidade e à indicação do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).

UCDB na pandemia

Desde o primeiro semestre de 2020, a UCDB tem atuado fortemente em diversas ações relacionadas ao combate à Covid-19. Recentemente, por exemplo, cedeu um ultrafreezer a Prefeitura para armazenar as vacinas da Pfizer. Da mesma forma, está com o Lacen-MS um PCR em tempo real — aparelho de alta tecnologia que é utilizado para os exames de detecção do coronavírus.

Na Clínica-Escola UCDB, dois serviços relacionados à Covid-19 têm beneficiado dezenas de pessoas. Um deles é o atendimento psicológico (presencial ou remoto) para pessoas que de alguma forma foram afetadas pela pandemia e sofrem com adoecimento mental e sofrimento psíquico. Os interessados devem fazer um cadastro pelo telefone (67) 3312-3705 e os agendamentos são feitos de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 21h.

Além das sequelas emocionais, o coronavírus deixa consequências no corpo. Para esse público, o curso de Fisioterapia mantém atendimento desde o ano passado. Na Clínica-Escola, os acadêmicos sob a orientação de professores, fazem o fortalecimento muscular respiratório e global, além de aplicarem técnicas específicas de expansão pulmonar. As consultas devem ser agendadas pelo telefone (67) 3312-3638, sendo que os atendimentos são realizados das 7h30 às 11h, de segunda a quinta-feira.

Serviço

Drive-thru UCDB

Data: 24/06/2021

Abertura: 8h30

Local: Rua Marechal Câmara, 1.423 - Jardim Seminário