Docentes participam de oficinas na Semana de Formação

29/07/2020 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Semana de Formação Docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza nesta quarta-feira (29), em horário diferenciados e de forma on-line, três oficinas. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (Progex), com apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico (Nap), Observatório de Formação Integral, Planejamento e formação docente on-line 2020B.

A primeira oficina, das 8h às 10h, será ‘Processo de ensino e aprendizagem: estruturação e potencial do ensino remoto’, com o professor Raphael Sérgio Rios Chaia Jacob. A segunda ocorre, das 14h às 16h, ‘Desapego e adaptações: exigências e urgências impostas pela pandemia no processo de ensino-aprendizagem’, com o professor Elton Tamiozzo. E a terceira oficina, das 18h às 20h, ‘Aprendizado por meio da solução de problemas no ensino remoto’, com o professor Marcos Alves.

Ontem (28), os professores participaram da palestra: ‘Entretenimento do cuidado’, ministrada pelo professor Márcio Luiz Costa. “A pandemia nos mostrou que as estruturas das quais apostamos as nossas vidas são estruturas frágeis, pois princípios como o respeito à liberdade, propriedade privada, a livre iniciativa e o respeito a contratos, foram legislados contra eles. É preciso olhar de forma mais crítica. Vamos ter de sair um pouco do nosso quadradinho. Vamos ter de aprender a ser versáteis e criativos”, destacou o professor. 

Ele também falou sobre o período que a Universidade vem trabalhando com aulas remotas. “Comunidade educativa diferenciada que se chama UCDB. Sempre ouço falar que aqui é diferente, vocês não puxam tapete. Professores de fora dizem que são recebidos de maneira que nunca foram tratados. Para nós aqui da UCDB é normal cuidar um do outro. A gente se cuida, a gente se protege. Essa é a cara da UCDB. E o nosso Reitor, Padre Marinoni, é a versão mais plena de cuidar de uma pessoa, pois ele ama o que faz. Desta forma não precisamos nos preocupar pela falta de cuidados”, completou ele.

No período noturno, os professores participaram da mesa-redonda “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado”, com as professoras Karine Ferreira da Costa, Maria Fernanda Daniel de Alencastro e Nádia Bigarella.

Amanhã (30) e sexta-feira (31), os docentes se reúnem com os coordenadores de curso para uma  reflexão sobre o projeto pedagógico e outras demandas.