Docentes da UCDB participam de palestras formativas

07/02/2020 - 8:30 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram ontem (6) de quatro momentos de formação: “Subsídios didáticos pedagógicos e salesianidade”; “Metodologia da gamificação e as ferramentas das mídias na educação”; “Metodologias ativas no curso de Farmácia por meio de jogos de papéis: relato de experiência” e “Princípios teóricos das metodologias ativas”.

“Sempre a cada início de semestre a gente faz uma formação docente que compreende a oportunidade da troca de experiências entre os professores. A gente tem se utilizado daquilo que acontece em sala de aula, com experiências positivas e reportamos isso aos demais colegas. Assim eles podem se inspirar para promover metodologias ativas para que a gente de continuidade ao nosso projeto pedagógico institucional, aquilo que a gente vem trabalhando nos últimos anos”, destacou a professora Maineide Velasques, do Núcleo de apoio Pedagógico (NAP).

Em cada período são oferecidas quatro palestras e eles têm a oportunidade de participarem de duas formações em cada turno (matutino e noturno), pois a noite elas se repetem, dando a possibilidade de eles participarem das outras duas restantes, sempre com início às 8h e 19h. Na quarta-feira (5), os professores foram acolhidos pelo novo Reitor, Pe. José Marinoni, e também os Pró-Reitores da UCDB.

Nesta sexta-feira (7) serão abordados os temas: “Summaê, tecnologias e educação: espaços criativos”; “Metodologias ativas e autogestão: uma construção solidária”; “Bem viver e formação continuada: reflexões pessoais e profissionais” e “Metodologias ativas por meio de jogos pedagógicos em disciplinas teóricas: experiências nas Políticas Públicas de Saúde”.

Já na próxima segunda-feira (10), será realizada reunião entre os coordenadores de curso e os docentes que integram cada graduação. O horário e o local dos encontros vão ser estabelecidos pelos gestores. Por fim, o seminário encerra-se, na terça-feira (11), com a palestra “Salesianidade e juventude: hospitalidade educativa”. O tema vai ser abordado, às 8h, no anfiteatro do bloco A.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna