Docente do Programa em Desenvolvimento Local participa de eventos sobre rota bioceânica na Argentina

25/04/2023 - 10:23 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A professora Dra. Arlinda Cantero Dorsa, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco e do curso de Direito, participou do X Seminário Internacional da Rota de Integração Latinoamericana (Unirila), realizado em Jujuy, na Argentina. A pesquisadora apresentou o trabalho “La diversidade cultural, las lenguas e praticas culturales” e também participa da organização de um livro que deve ser lançado ainda neste ano.

Outra atuação da docente aconteceu durante o 3º Foro de los Territorios Subnacionales del Corredor Bioceanico, em Salta, também na Argentina. Representando Mato Grosso doSul, apenas Arlinda e o colega Ruberval Maciel, da Universidade Estadual (Uems).

“A UCDB, como membro da Unirila, marcou presença em ações voltadas à construção conjunta entre docentes, pesquisadores e gestores para a produção de saberes críticos que atendam aos problemas atuais e busquem soluções sustentáveis em trabalhos cooperativos referentes aos países que fazem parte da implantação da rota bioceânica: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile”, detalhou a professora da UCDB.

A rota bioceânica projeta o corredor que une os oceanos Atlântico e Pacífico, com traçado iniciando-se em Porto Mutinho (MS), seguindo até o porto de Antofagasta (Chile), passando por Mato Grosso do Sul e norte do Paraguai e Argentina. Conforme a Declaração de Antofagasta, em novembro de 2022, as universidades ampliaram suas temáticas de pesquisa a partir das seguintes linhas: logística e transporte, turismo, desenvolvimento local, aspectos legais, integração linguística, cultural e acadêmica, educação superior, gestão de inovação, recursos naturais e ambientais e migrações.