Docente da Católica orienta: Higienizar roupas, calçados e ambientes é necessário para conter a COVID-19

26/03/2020 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Dra. Luana Silva Soares, coordenadora do curso de Biomedicina da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Lavar as mãos é a principal orientação quando se fala em evitar a proliferação do novo coronavírus, mas você sabia que a higienização de roupas, calçados e ambientes também se faz necessária e contribui para evitar o avanço da doença? Pois é, no dia a dia, as pessoas interagem com o local onde estão e tocam diretamente em quase tudo — logo, se algo estiver contaminado, é possível contrair a doença ao encostar no objeto ou superfície e levar às mãos aos olhos, boca ou nariz.

Além deste tipo transmissão do coronavírus e do contágio entre pessoas, a coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dra. Luana Silva Soares, esclarece que uma das formas de disseminação da doença é por aerossol e alguns estudos mostram que o vírus é capaz de sobreviver no ambiente dependendo do material em que está.

“Em partículas líquidas suspensas no ar (aerossol), observou-se que o vírus permanece viável por pelo menos três horas. Já em superfícies compostas por plástico ou aço, o vírus foi capaz de sobreviver por até três dias. Dessa forma, roupas que usamos fora de casa podem sim ser uma potencial fonte de contaminação devido à probabilidade de entrar em contato com essas partículas contaminadas suspensas no ar ou por contato”, ressaltou a docente.

Diante disso, Luana orientou que quem precisar sair de casa no período de resguardo deve tomar alguns cuidados no momento em que retornar. A primeira coisa a se fazer é retirar os calçados e lavar as mãos. “Antes de guardar os sapatos, deve-se higienizar, em especial, a sola com água e sabão. Pode-se também, em seguida, umedecer a sola com uma solução desinfetante (quatro colheres de chá de água sanitária por litro de água) e, após enxaguar, colocar os sapatos em local arejado para secar. Quanto às roupas, é preciso tirá-las também no momento em que chegar em casa e, se possível, já lavá-las ou então guarda-las em um saco fechado até a lavagem. A melhor forma de higienizá-las é com água e sabão”, esclareceu a coordenadora.

Quanto à limpeza da casa também é preciso seguir algumas orientações. Segundo Luana, as superfícies sujas devem ser limpas, primeiramente, com água e sabão ou detergente neutro. “Em seguida, utiliza-se uma solução desinfetante que pode ser álcool 70% ou água sanitária diluída em água (use quatro colheres de chá de água sanitária por litro de água)”, expôs a professora.