Designer, egresso da UCDB, desenvolve game e participa de campeonato internacional

07/02/2019 - 9:00 - UCDB

Fonte: Carine Ferrari

Jogo "Home" desenvolvido por João Victor Ramos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

João Victor Ramos, de 26 anos, egresso do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participou, em janeiro, do maior evento de criação de jogos do mundo: o Global Game Jam. Neste ano, o campeonato internacional contou com a participação de competidores de 114 países e teve como tema “What home means to you” — tradução livre: O que o lar significa para você.

Como um dos 47 representantes de Campo Grande (MS), João desenvolveu um game baseado na realidade dos moradores de rua. “Tive 48 horas para desenvolver o jogo, por isso, assim que fiquei sabendo qual era o tema achei que seria muito fácil dizer o que significa lar para mim. Foi então que decidi fazer algo que mostrasse o significado de lar para essas pessoas que não possuem um espaço específico para chamar de casa”, comentou o designer.

O jogo intitulado como “Home” foi desenvolvido a partir do momento em que João conheceu a realidade dessa população e surpreendeu-se com as respostas recebidas: “A grande maioria dos moradores me disse que lar se define pelas pessoas que estão no entorno. Para eles, são aquelas que os acompanham, que se preocupam e demonstram afeto”.

Segundo o designer, o game veio para provocar uma reflexão nos jogadores. No jogo, o player conduz um avatar e, logo após receber uma mensagem, já ganha espaço para interagir com alguns personagens que representam moradores de rua. A partir disso, recebe a missão de encontrar um alimento para uma pessoa que não come há alguns dias, contudo, o avatar também aparece com fome, o que causa um dilema moral no jogador. 

Interessados em saber mais sobre o jogo podem baixá-lo por meio da página do Global Game Jam, basta clicar aqui.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica