Curso para diretivos das IUS promoveu formação e troca de experiências aos participantes

19/09/2022 - 6:32 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Dias intensos de trabalho e aprendizagem marcaram a segunda edição do curso “Liderança e Gestão das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS)”, realizado na Universidade Católica Dom Bosco de 12 a 18 de setembro. Com a participação da alta gestão de universidades, centros universitários e faculdades de seis países (Brasil, Equador, Chile, El Salvador, Bolívia e Espanha), o evento promoveu animação, formação, troca de experiências e parcerias entre instituições.

O coordenador geral das IUS, Pe. Oscar Lozano, foi o organizador do evento e avaliou positivamente os resultados. “Em termos gerais, considero que o Curso de Treinamento para Novos Diretores IUS América é uma grande oportunidade para continuar a apoiar nossa proposta educacional e pastoral nas IUS. Estou muito satisfeito com o nível da organização do evento e dos facilitadores, assim como com as boas práticas compartilhadas. O grupo de participantes demonstrou grande qualidade humana, competência profissional e paixão salesiana. Acredito que eles partem com grandes desafios e esperanças”, afirmou. “Todos nós renovamos nosso ideal carismático e nosso compromisso como crentes: ser a presença do Amor de Deus no campo da educação superior, anunciadores de boas novas, construtores do Reino da Vida que o Senhor Jesus implantou na terra!”

A troca de experiências, a animação para o trabalho e a atualização formativa foram alguns dos pontos destacados pelos participantes. A vice-reitora Acadêmica da Universidade Politécnica Salesiana (UPS), do Equador, Angela Flores Ortiz, avaliou que o curso todo foi muito proveitoso para sua atuação. “Todas as temáticas foram muito interessantes. Conhecer, por exemplo, o processo histórico de formação e consolidação da rede IUS nos ajuda a aprender com as experiências alheias. É muito enriquecedor conhecer outras universidades salesianas, compartilhar as experiências, discutir parcerias. Vemos que temos muita similaridade com algumas e conhecer boas práticas podem nos ajudar muito”, afirmou.

Temas

O curso trouxe temas importantes para a formação na área de gestão e identidade e carisma salesiano aplicado ao ensino superior. A Pró-Reitora de Graduação e Extensão da Católica, Rubia Renata Marques, foi uma das facilitadoras e falou sobre o processo histórico da educação e os modelos institucionais existentes.

Outro facilitador foi o Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), Pe. Michal Vojtáš, responsável por duas das 22 sessões organizadas. Dois grandes temas nortearam as palestras: O Sistema Preventivo na educação superior salesiana e Liderança salesiana dos gestores universitários.O salesiano traçou a evolução da educação salesiana, o início dos trabalhos no ensino superior, além de abordar os núcleos pedagógicos, a sabedoria prática e as linhas de aplicação da pedagogia de Dom Bosco. Na segunda parte, abordou o desenvolvimento de uma liderança com identidade salesiana, com a criação de ambientes educativos e o perfil de um gestor em perspectiva formativa.

Salesianos de Dom Bosco como coordenador geral das obras, serviços sociais e voluntários sociais, Pe. Rafael Bejarano, o Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, Pe. Andre Bozzolo e o coordenador geral das IUS América, Ir. Mario Olmos proferiram palestras e deram importantes contribuições para a formação dos diretores.

Palestrantes de outras congregações também estiveram presentes, como os Reitores da Unilassale, Ir. Paulo Fossati, da Universidade São Francisco, Frei Gilberto Garcia e do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Genésio Zeferino.

Ontem (18), foram feitas as considerações finais e avaliação do evento, com a presença de Pe. Lozano, Ir. Mario Olmos e do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, assim como a entrega dos certificados de participação. Uma missa celebrada por Pe. Oscar Lozano aconteceu na Paróquia Universitária São João Bosco.

 

Veja matéria do UCDB Play sobre o evento.

 

Veja galeria de fotos do encerramento do curso.