COVID-19: UCDB oferece suporte às micro e pequenas empresas

02/04/2020 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Muitos empresários estão preocupados com os negócios, seja devido ao fechados em função do isolamento do novo coronavírus (Covid-19), seja pela redução no volume de vendas propiciados pela crise. Inúmeras foram as prorrogações, medidas que foram tomadas buscando impedir o fechamento destas empresas, neste sentido a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Núcleo de Atendimento Fiscal (NAF), está preparada para auxiliar os empresários via e-mail cco@ucdb.br

“Antes de pensar em demissão de funcionários, uma sugestão é verificar a situação das férias. Os empresários, pode dar férias aos funcionários: podem ser concedidas inclusive, antes do período aquisitivo completo. A exigência é que deve ser comunicado ao funcionário com 48 horas de antecedência. O pagamento destas verbas, podem ser efetuadas até o  5º dia útil do mês seguinte ao gozo das férias. O pagamento do adicional 1/3 de férias pode ser pago até a data da gratificação natalina (13º salário), não há limitação de períodos anuais e sem período mínimo de dias. Outro item que pode verificado na negociação do funcionário é fazer um banco de horas, que pode ser compensado em até 18 meses, sendo que o empregador tem autonomia para determinar a forma de compensação destas horas”, explica a professora de Ciências Contábeis da UCDB, Dra. Eloir Trindade.

Com relação ao pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), inclusive o recolhimento do empregado doméstico,  referente aos meses de março, abril e maio de 2020 podem ser adiados. “Os valores poderão ser pagos em até seis parcelas, a partir de julho de 2020. Não haverá cobrança de  encargos, multa e correção monetária”, ressalta a professora

Para uma grande parte do empresários que se enquadram no Simples Nacional (sistema tributário que unifica alguns impostos), os meses de março abril e maio de 2020 foram prorrogados para outubro, novembro e dezembro deste ano. “Estes itens, seja do parcelamento do FGTS, seja o pagamento prorrogado do Simples nacional, deve ser declarado dentro do prazo,  portanto contatar um profissional da contabilidade é uma necessidade. Desta forma, o NAF vem para ajudar o pequeno empresário”, destaca.

A professora acrescenta ainda que se a empresa não está faturando, ou teve redução em suas vendas, a sugestão é a negociação. “Negociar com fornecedores, verificar possibilidade de efetuar pagamentos no futuro. Inclusive, sobre este assunto,  vários bancos, como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander, estão negociando duas parcelas, sejam de habilitação e de financiamentos, mas para que isto ocorra, se faz necessário que o empresário entre em contato com a instituição bancária e busque a negociação. Aos que necessitarem, fiquem atentos as linhas de crédito que serão liberadas as Micro e Pequenas Empresa, seja financiamento da folha de pagamento, seja auxilio  ao Micro Empreendedor Individual”, enfatiza.

“São muitas as dúvidas dos pequenos empresários, que na maioria das vezes, são os que mais enfrentarão dificuldades para honrar compromissos com fornecedores e funcionários. Analisando toda essa situação, decidimos colocar todo o nosso profissionalismo para sanar dúvidas sobre recolhimento de impostos e outras obrigações, além também de prestar uma consultoria para a tomada de decisões da empresa”, esclarece a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UCDB e UCDB Virtual, Lucélia Tashima.