COVID-19: UCDB inicia produção de higienizador para comunidade

20/03/2020 - 10:42 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Coordenadora de Farmácia, Marla Ribeiro, é a responsável pela produção

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Em tempos de pandemia, insegurança e medo as pessoas tendem a voltar o seu olhar apenas para os próprios problemas. Contudo, pequenos gestos e atitudes tem despontado como faróis de generosidade e solidariedade. Um deles é aquilo que a UCDB, de maneira concreta, tem feito para a comunidade por ela atendida.

Por meio dos profissionais do curso de Farmácia, a UCDB iniciou a produção de higienizador com álcool para uso das pessoas que circulam pelo campus e uma parte da produção poderá ser doada para os usuários da Unidade Básica de Saúde da Família que funciona na Instituição. A medida é uma contribuição da UCDB para a sociedade e a torna autossustentável para esse tipo de produto — altamente escasso nos últimos dias.

Desde o início do mês, quando a transmissão do coronavírus passou a ser comunitária em muitos países, incluindo o Brasil, a UCDB instalou dispensers com álcool em gel nas salas de aula e locais com maior circulação de pessoas. Durante cerca de duas semanas, foi preciso aproximadamente 100 litros do produto.

“Neste primeiro momento estamos produzindo o álcool em gel para atender ao consumo interno da Instituição e contribuir para que não falte produto nas gôndolas das farmácias e supermercados. À medida que aumentarmos a produção, vamos entregar aos usuários da Unidade Básica de Saúde da Família existente no campus da Católica. Ressalto que os produtos utilizados na composição do álcool em gel que estamos produzindo são vendidos apenas para técnicos credenciados, em casas de produtos químicos e não em supermercados ou farmácias”, ressaltou a coordenadora do curso, Marla Ribeiro Arima Miranda.

O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, destaca: “A UCDB, como uma universidade comprometida com a comunidade, quer neste momento difícil que o país atravessa se solidarizar por meio de gestos concreto naquilo que lhe é inerente: a produção de ciência e benefício social”.

Desde segunda-feira (16) a presencialidade na UCDB foi suspensa, mas as aulas seguem acontecendo no ambiente virtual, não comprometendo, com isso, o calendário acadêmico. Colaboradores em situação de risco também passaram a trabalhar em home office. Diversas medidas de prevenção também estão sendo tomadas e avaliadas a cada dia que passa.

 

ALERTA

Diante da pandemia do coronavírus pelo mundo, incluindo Mato Grosso do Sul, a procura por álcool em gel aumentou tanto de forma que já falta estoque nos estabelecimentos de Campo Grande, surgindo muitos vídeos nas redes sociais, ensinando a fazer um produto caseiro para higienização das mãos, o que NÃO é recomendável!

Segundo a doutora em Química, professora da UCDB, Geisa Helmold Aspesi, qualquer receita caseira é muito perigosa, pois pode causar queimaduras e não há garantias de que essa mistura pode realmente proteger contra o vírus. “O álcool do supermercado é chamado de álcool desidratado pois é misturado com substâncias tóxicas, como metanol (cancerígeno) e piridina (substância que causa impotência masculina), justamente para não ser usado como bebida. O contato continuo com a pele pode causar intoxicações graves”.

Ela explica ainda que o álcool em gel industrializado não utiliza o álcool comum encontrado nos supermercados. “Utilizamos um produto diferenciado [álcool 96], que somente pode ser adquirido em casas de produtos químicos, por um técnico químico responsável. Outro ponto da produção industrial é com relação a quantidade correta, pois a medida inadequada pode causar danos à saúde”

Se você não conseguiu comprar o álcool em gel industrializado, que deve ser utilizado moderadamente, os especialistas recomendam apenas lavar as mãos com água e sabão com frequência para evitar o contágio.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna