COVID-19: Psicóloga dá dicas para evitar ansiedade em tempos de isolamento

25/03/2020 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Psicóloga Flávia Maria Feroldi Ferreira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Em meio a pandemia do novo coronavírus precisamos lidar com todas as situações a nossa volta, seja para o trabalho home office, estudos a distância, o tempo ocioso em casa, cuidar dos filhos pequenos ou ainda enfrentar a doença isoladamente. Para isso é preciso encontrar equilíbrio nas atividades - alimentação, trabalho/estudo, sono e lazer, para que não adoeça de outras maneiras.

“As pessoas pensam que ficar em casa é tranquilo, de fato para algumas pessoas é mais fácil, já para outras nem tanto.É preciso manter tanto a mente, quanto o corpo em atividade! Atribuímos significado ao que estamos vivendo, e dessa forma nossos pensamentos dão o tom de como nos sentimos. Se nossa mente fica ociosa, nos sentimos mais preocupados, ansiosos, tristes, com medo”, destaca a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, psicóloga Flávia Maria Feroldi Ferreira.

Ela ressalta que das coisas mais simples, às mais complexas, é necessário manter a calma e permanecer na ativa. “Conserve uma rotina de atividades: os afazeres domésticos são excelentes para manter as pessoas ativas e dentro de uma rotina, ou seja, organize as tarefas, o que fazer de manhã, à tarde e à noite! Evite alterar os horários das refeições para que seu organismo se mantenha equilibrado. Procure dormir entre 6 a 8 horas, o excesso de sono pode nos colocar em uma situação de letargia, enquanto que a ausência do sono pode levar a irritabilidade. E as duas situações não são bem-vindas neste momento!”, observa a psicóloga.

Já para quem está trabalhando ou estudando em casa é importante que essas atividades tenham um horário regulamentado para que não fique sobrecarregado ou desorganizado. “Os estudos e o trabalho neste momento são fundamentais para manter-se com a mente ativa!”, completa.

Em horários de descanso as recomendações são: leitura, filmes, jogos de tabuleiro, dentre outras atividades que ocupam a mente de forma saudável! “Evitar o excesso de informações sobre a situação, isso pode levar a pensamentos ansiosos. Mantenha-se informado, mas sem excessos!”, conclui.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna