COVID-19: Docente da UCDB ressalta que exercício físico é ferramenta para fortalecer o sistema imunológico

30/03/2020 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Fabiana Maluf Rabacow, doutora em medicina preventiva e coordenadora do curso de Educação Física da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Para evitar o contágio do novo coronavírus, além de seguir as orientações de prevenção à Covid-19 estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também é possível adotar hábitos que ajudem a fortalecer o sistema imunológico para que o organismo se torne menos suscetível a contrair doenças — um deles é o exercício físico. Segundo Fabiana Maluf Rabacow, doutora em medicina preventiva e coordenadora do curso de Educação Física da UCDB, é importante exercitar o corpo mesmo no período de quarentena.

“Neste momento em que precisamos nos isolar é importante estabelecer uma rotina que inclua a prática de atividades físicas, pois o exercício possui um papel fundamental para a nossa saúde. A prática regular nos protege das chamadas doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias. Além disso, estudos mostram que, também aumenta a imunidade e possui um papel fundamental na saúde mental”, reforçou a docente.

De acordo com Fabiana, a recomendação da OMS é acumular, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada por semana, ou seja, o equivalente a praticar meia hora de exercícios por dia, de segunda-feira a sexta-feira. “Esses 30 minutos diários podem ser contínuos ou acumulados ao longo do dia, só que a intensidade do exercício deve depender da condição física de cada um. De maneira geral, se você não está habituado, prefira as atividades leves. Agora, se você já é praticante, não pare. Mantenha a sua rotina de exercícios para preservar a sua saúde e qualidade de vida”, esclareceu a coordenadora.

Como a orientação é não sair de casa para evitar o contágio do novo coronavírus, Fabiana orienta a população a adotar exercícios que possam ser feitos em ambientes internos ou no quintal. “Use a criatividade! Tudo é válido, desde dançar sua música preferida; brincar com os filhos; subir escadas; se divertir com animais de estimação; ou até mesmo seguir a sua rotina de treinamento, caso ela exista, com exercícios específicos. Neste último caso, como está sem a orientação direta de um profissional de Educação Física, prefira os exercícios mais básicos, que você está acostumado a fazer, para evitar lesões”, recomendou a doutora.

Segundo a docente, outra opção é aderir às aulas online: “Várias academias e centros de treinamento estão disponibilizando as aulas de modo virtual. Também existem aplicativos com instrução de exercícios físicos para serem feitos em casa. Prefira aqueles com instrução de um profissional de Educação Física”.