Corpo docente da UCDB participa de reunião de Acolhida

12/02/2021 - 15:43 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Evento teve participação do corpo docente da UCDB (Imagem: Marcos Alves)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O reencontro dos professores da Universidade Católica Dom Bosco no ano de 2021 foi virtual, mas manteve a mesma energia positiva e de esperança renovada como ocorre há décadas a cada início de semestre. Os docentes da graduação e pós-graduação puderam ver uns aos outros via Google Meet e ouviram as apresentações dos Pró-Reitores de Graduação e Extensão, Dra. Rúbia Renata Marques, e de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, além de verem uma apresentação da Área de Cultura e Arte da Católica. 

A reunião começou com um abraço coletivo virtual para animar os docentes, proposto pela professora Maineide Zanotto Velasques, que conduziu as apresentações. Em seguida, professora Rúbia deu as boas-vindas ao grande grupo de colaboradores docentes e fez um balanço das atividades do ano passado: “Eu me emociono quando entro nessa sala virtual e vejo quase 200 professores presentes. É muito bom rever vocês. Em 2020 vivemos muitos momentos pesados, que nos deixaram confusos, foi muito diferente, mas quanto aprendemos nesse período? Temos de ter as perspectivas positivas e fomos extremamente criativos e buscamos soluções eficientes, que ficarão para a vida da nossa universidade. Fazer universidade e ser universidade é enfrentar muitos desafios que surgem durante o percurso”, afirmou.

A gestora relembrou que há seis anos o corpo docente vem sendo preparado mais fortemente para as mudanças no processo de ensino-aprendizagem. “A pandemia nos  mostrou que precisamos focar nesse processo a partir da construção de estratégias que fortaleçam a reflexão enquanto universidade, enquanto corpo docente. Nossos acadêmicos já estão saindo e sendo as pessoas que tocam esse país, que fazem a diferença”.

“Trouxe alguns destaques de 2020 para mostrar o quanto fizemos de positivo, apesar das diversidades. Tivemos uma grande agilidade em migrar para o ensino remoto graças ao know how da educação a distância, tivemos um baixo nível de evasão, um ótimo resultado no Enade, a extensão foi evidenciada no estado inteiro, com iniciativas como a produção e distribuição de álcool em gel, o projeto Compre do Vizinho, as ações contra as queimadas no Pantanal, muitos eventos on-line nacionais e internacionais, entre muitas outras vitórias. Para 2021, preparamos a UCDB para que o professor, em sala de aula, transmita sua aula para quem optar por continuar no ensino remoto com qualidade de imagem e som”, destacou a pró-reitora.

Pastoral

A mensagem da Pastoral foi sobre a importância do corpo docente e de cada professor para a construção da UCDB. “Estamos aqui para dizer o quão importantes vocês são para nós e agradecer a dedicação de vocês. Hoje estamos aqui para pedir para que Deus continue nos dando força e aguçando a nossa criatividade para derrubar as barreiras que tentam nos prender. É importante continuarmos firmes”, disse Pe. Idenilson. Ele apresentou um vídeo com os momentos mais importantes da Pastoral em 2020.

Finalizando a programação, o responsável pela Área de Cultura de Arte da Católica, professor Roberto Figueiredo, apresentou um vídeo com a canção Passaredo, de Chico Buarque, feito em homenagem à equipe da UCDB que vem atuando no Pantanal sul-mato-grossense. “A área de Cultura não parou, assim como a UCDB não parou. Toda semana estivemos mandando vídeo tocando o coração de vocês com música, dança ou alguma mensagem artística. Essa é a cara da UCDB”.

A formação docente continua durante a próxima semana, com oficinas e mesas-redondas. Veja a programação completa.