Indique a um amigo

Comunidade Furnas do Dionísio inaugura hoje novas instalações

09/11/2017 - 07:00 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Produção da comunidade vai chegar às gôndolas dos supermercados

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

As novas instalações da unidade de produção da comunidade quilombola Furnas do Dionísio será inaugurada nesta quinta-feira (9), às 9h, em Jaraguari (MS). O projeto de geração de renda faz parte de uma parceria firmada em junho de 2016 entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Energisa e Governo de Mato Grosso do Sul para promover o desenvolvimento local e agregar valor aos produtos produzidos na comunidade.

A expectativa é triplicar a produção de farinha de mandioca e de rapadura da comunidade, fazendo com que os produtos cheguem às prateleiras dos supermercados com qualidade, procedência e identificação. Foram investidos mais de R$ 1 milhão com a ampliação da estrutura da comunidade, na qual moram cerca de 90 famílias, desenvolvido programa de eficiência energética, além de capacitação profissional aos produtores, desenvolvimento da marca, entre outros.

O local conta, a partir de agora, com nova unidade de processamento de produtos oriundos da cana-de-açúcar (rapadura e melado), da mandioca (farinha e polvilho), da atividade extrativista (baru, macaúba e pupunha), área multiuso revitalizada para a comunidade e ambiente para capacitação profissional.

A UCDB, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova) e a Fundação Tuiuiú, deram todo o suporte para a adequação da comunidade para que os produtos chegue as gôndolas dos supermercados, planos de negócios, entre outros. As acadêmicas do curso de Publicidade e Propaganda da UCDB, Emília Feitoza, Grazielly Vieira, Lia Sudório e Melanieh Monteiro, desenvolveram a identidade da marca Furnas para rótulos. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), possibilitaram os cursos de capacitação pessoal e a Energisa entrou com o recurso para a ampliação da estrutura no local.

Equipamentos como lâmpadas, geladeiras, freezers e ar condicionado antigos foram substituídos. As duas escolas da comunidade também foram beneficiadas com ações de eficiência energética. As salas de aula receberam climatização, a sala de informática foi reestruturada com novos computadores.

Notícias


19/07/2018 - 07:00 - Pastoral

Pastoral promove segundo retiro universitário voltado para os acadêmicos

Evento será de 27 a 29 de julho e inscrições já estão abertas


18/07/2018 - 11:00 - Especialização

Especialização em Psicologia da Comunicação está com matrículas abertas

Aulas iniciam-se nos dias 10 e 11 de agosto


18/07/2018 - 09:00 - Cultura

Bancos customizados compõem nova instalação artística no campus Tamandaré

Mostra faz parte do projeto “Arte transforma” e permanece até agosto