Como preparação para o início do ano letivo, professores participam de acolhida e de formação

29/01/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, falou sobre as mudanças na Instituição e deu boas-vindas ao corpo docente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Falta uma semana para o início das aulas na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e, para os educadores da Instituição, esse período é de preparação. Na noite desta segunda-feira (28), os professores retornaram às atividades e participaram da Acolhida Docente, realizada no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré.

O encontro foi aberto com um momento de oração promovido pela Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários, que é comandada pelo Pe. João Marcos de Araújo Ramos. Em seguida, o Pró-Reitor de Administração, Ir. Herivelton Breitenbach, fez um breve relato referente às mudanças estruturais no campus que foram realizadas no ano passado e também as previstas para 2019. Na parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Pró-Reitor, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, expôs para os docentes a organização da pasta e as novas tecnologias implantadas para auxiliar no trabalho dos pesquisadores.

Já o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno José Mazzetto de Castro, apresentou aos professores informações sobre a organização da acolhida voltada para os acadêmicos. Também foi falado a respeito dos 34 projetos previstos pela Carta de Navegação 2018-2022 (planejamento estratégico da Católica) que estarão em execução neste ano, e sobre o programa Universidade Verde, que visa a implantar na Católica, cada vez mais, práticas sustentáveis.

Outro ponto exposto para os docentes por Gillianno foi o novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) — documento que prevê o modelo educativo da UCDB. "Repensamos nossa forma de aprender e ensinar de uma maneira colaborativa. Faz cinco anos que esse modelo é estruturado na Católica por uma equipe multidisciplinar e trouxe conceitos que envolvem a diversidade, uma Universidade que estimula a investigação e acredita que a educação se faz em conjunto”, pontuou o Pró-Reitor.

Rúbia Renata Marques, Pró-Reitora de Graduação e Extensão da Católica, agradeceu o trabalho realizado pelo corpo docente e também falou sobre o PPI. Na data, enfatizou para os professores a importância do comprometimento para que a nova proposta seja desenvolvida. “Nós precisamos refletir, repensar e reconstruir a nossa forma de ensinar para que a gente aprimore, ainda mais, o trabalho de excelência que fazemos na Universidade. É um projeto que nasce para que a gente possa formar o aluno em sua integridade e fazer com que ele seja um bom cristão, um honesto cidadão e um profissional competente”, comentou Rúbia.

Por fim, o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, também mencionou a relevância da participação do corpo docente quanto ao PPI. “Gostaria de referendar a proposta pedagógica e dizer que para executá-la precisamos da participação de vocês. Tenho certeza que todos são capazes de abraçar essa proposta que é nossa, já que o projeto foi desenvolvido de maneira colaborativa”, afirmou Pe. Ricardo. Para encerrar a noite, o Reitor também deu boas-vindas aos professores e desejou um ano letivo abençoado: “Que Deus nos abençoe e nos acompanhe nessa missão desafiadora e recompensadora de educar”.

Semana de Formação

A Acolhida Docente foi a primeira atividade da semana de formação voltada para os professores e tem continuidade nesta terça-feira (29), quando serão promovidas oito oficinas pedagógicas. Além de trazer temas como salesianidade e educação superior; diversidade e a Universidade; e pesquisa como mediação do processo de aprendizagem, as capacitações também abordam as metodologias ativas, tanto no âmbito da educação especial, como em grupo e no meio digital. Cada oficina será ministrada duas vezes, uma no período da manhã, das 8h às 11h, e a outra à noite, das 19h às 22h.

Já na quarta-feira (30), divididos por área do conhecimento, os professores participam de uma reunião para troca de experiências e diálogo a respeito do novo projeto pedagógico. No dia seguinte (31), a coordenação de cada curso irá promover um encontro com o corpo docente para alinhar o modo de trabalho.

A Semana de Formação encerra-se no dia 1º de fevereiro (sexta-feira), quando será realizada uma palestra voltada para todos os professores, das 8h às 11h, no anfiteatro do bloco A. “Ambiente educativo como ecossistema da perspectiva Salesiana” é o tema que vai ser abordado pelo Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Me. Antônio Wardison Canabrava da Silva.