Centro de Testagem da Covid-19 é inaugurado em Campo Grande

10/08/2021 - 13:36 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Com objetivo de alavancar o volume de testes para a população campo-grandense na identificação da presença do novo coronavírus, foi inaugurada nesta manhã (10), no Campus 2 da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o novo Centro de Testagem da Covid-19, com expectativa de realizar cerca de 350 testes diariamente sem necessidade de agendamento, de segunda a segunda, sendo das 7h30 às 17h30. A expectativa também é identificar novas variantes da doença.

O local, que foi todo adaptado, está localizado no piso superior do prédio do Campus 2 da UCDB, na Rua Barão do Rio Branco, 1.811, em frente à Praça do Rádio Clube. “Parceria significa vamos juntar as mãos, forças, intenções e ações para servir! É somar para servir, não para se aproveitar. A UCDB se sente honrada com mais essa parceria, com mais esse serviço para população. Fico muito agradecido à Sesau por aceitar e confiar na UCDB”, declarou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, durante a inauguração.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, aproveitou a ocasião para agradecer os ensinamentos salesianos. “Quero agradecer muito ao senhor padre Marinoni, por tudo que o senhor fez, não apenas a mim, mas por vários e vários meninos salesianos que hoje são úteis à sociedade, por mostrar o caminho correto”.

Ao chegar no Centro de Testagem da Covid-19, as pessoas pegam uma senha, afere a temperatura na entrada, passa pela triagem e segue até a coleta de material para o exame, que leva em torno de 72 horas para ficar pronto. “Esse centro de testagem vai ser muito importante, porque vai ser uma unidade sentinela. Vai ser uma unidade que nós iremos remeter os testes para avaliação de variantes. E futuramente transformar esse centro de testagem, assim que tivermos controle dessa doença, em testagem de outras opções de doenças”, destacou o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, reforçando ainda que na data de ontem (09), o Drive-thru UCDB, em parceria com a Sesau, realizou mais de 2.700 vacinas na população, registrando um recorde em Campo Grande, e que isso é uma demonstração de parcerias que dão certo.

Além da infraestrutura cedida, acadêmicos da área da saúde da UCDB, também vão colaborar no trabalho, como é o caso do acadêmico de Farmácia da Católica, Geovane Arguelho Corrêa. “Acredito que essa experiência está agregando bastante para o meu conhecimento, além de poder orientar a população sobre essa fase que a gente está vivendo”.

Todos os acadêmicos, que fazem parte do Centro de Testagem da Covid-19, já estavam mobilizados na aplicação de vacinas no Drive-Thru UCDB. “Com a abertura deste centro de testagem vamos abrir mais uma oportunidade de colaborar com a comunidade campo-grandense. E toda a proposta deste centro está de acordo com aquilo que eles aprenderam na Universidade”, completa a coordenadora do curso de Farmácia da UCDB, professora Marla Ribeiro.

Desde o início da pandemia, a UCDB vem atuando para colaborar no enfrentamento da doença junto à população ao emprestar o equipamento para diagnóstico por PCR em tempo real ao Lacen-MS; ceder um ultrafreezer a Sesau para o acondicionamento das vacinas; produzir e doar álcool em gel; criar o projeto Compre do Vizinho para fomentar a renda dos pequenos empreendedores; realizar o atendimento de tele-psicologia aos pacientes pós-covid-19 ou aqueles que perderam familiares; atendimentos de fisioterapia para pacientes acometidos pela doença, além da instalação e colaboração nas atividades do Drive-Thru UCDB e sala de vacinação para pedestres.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna